Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

Em meio às veredas do cerrado, as mãos cuidadosas das mulheres e homens buscam pela matéria prima de uma das maiores riquezas do artesanato tocantinense, o capim dourado. Realizada uma vez por ano pela comunidade Quilombola Mumbuca, localizada na região turística Encantos do Jalapão, a colheita do capim-dourado é uma tradição passada de geração para geração.

Para celebrar o período em que o verde do capim se transforma em um dourado vivo e defender a preservação e o manejo do capim dourado, os moradores realizaram uma grande festa com uma programação diversificada, que marcou o início da colheita.

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), as comemorações contaram com cavalgada, campeonato esportivo, desfile de peças feitas de capim dourado, emissão da Carteira Nacional de Artesão, além da apresentação do vestido de capim Dourado, produzido para o Miss Brasil, bate papo com o estilista Luis Fernando e apresentações teatrais, circenses e musicais com artistas regionais.

(Foto: Flávio Cavalera)

 (Foto: Flávio Cavalera)

Quilombola da comunidade Mumbuca e presidente da Associação dos Artesãos, Railane Ribeiro da Silva, ressaltou a importância da festa para “É uma forma que temos de agradecer por essa benção que é o capim dourado para a nossa comunidade. Ele transformou a vida do nosso povo e todos os anos temos mantido essa tradição. Contar com o apoio do Governo do Estado, via Adetuc é muito importante e nos sentimos honrados por valorizarem nossa cultura e tradição”, afirma Railane.

Uma dos nomes mais referenciados da comunidade, Noêmia Ribeiro da Silva, popular “Doutora”, revela que a festa tem ganhado cada vez mais destaque. “É lindo ver todo o apoio que estamos tendo nesta festa, pois é algo especial pra gente. Hoje todo mundo conhece o capim dourado e a comunidade Mumbuca. Motivo de grande alegria”, descreve a artesã de 69 anos também conhecida pelo dom de fazer remédios através das raízes de plantas nativas.

Ao participar das festividades, acompanhado do superintendente de Cultura, Relmivam Milhomem, e da superintendente de Desenvolvimento do Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano evidenciou a importância da integração do turismo e da cultura, no fortalecimento da economia local e do turismo de base comunitária. “O Estado do Tocantins tem como símbolo do seu artesanato o Capim Dourado produzido na comunidade Mumbuca. Valorizar essa tradição tem sido o foco do Governador Mauro Carlesse e temos trabalhado para mostrar o nosso artesanato e trazer melhorias e qualidade de vida para as comunidades”, ressalta Jairo.

Momento único

Exposto durante a festa, o vestido de Capim Dourado, produzido pelo estilista Luiz Fernando Carvalho, ganhou destaque ao entrar na passarela vestido pela jovem moradora do Mumbuca, Tayza Pereira. “Será algo que ficará para sempre na nossa história. Receber um vestido como esse todo feito de capim dourado é algo único. Todas as artesãs estão encantadas com o resultado desse trabalho”, completa a presidente da Associação dos Artesãos, Railane Ribeiro.

 (Foto: Flávio Cavalera)

Mulher quilombola de 15 anos, Tayza Pereira, que deu vida ao vestido em uma apresentação à comunidade, ficou emocionada com os detalhes da peça. “Não tenho nem palavras para expressar esse momento. É especial levar junto comigo a história da minha mãe, das minhas avós e mostrar isso na nossa comunidade”, afirmou ao dizer que um dos sonhos é ser modelo e levar a cultura quilombola às passarelas. (Adetuc/TO)