Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

Foi realizado na manhã desse domingo, 19, o Desafio dos Brutos, competição de Mountain bike que reuniu 140 atletas entre homens e mulheres de vários municípios do estado, dentre eles, Porto Nacional, Palmas, Gurupi, Guaraí, Paraíso, Monte do Carmo e Miracema. O evento é uma realização da equipe de pedal Brutos do Cerrado, a qual tem à frente o professor Ronaldo Gomes, e contou com apoio da Prefeitura de Porto Nacional, do Sicredi, Sesi, e da Federação Tocantinense de Ciclismo.

A largada e chegada dos atletas foi em frente a Universidade Federal do Tocantins(UFT), Campus Porto Nacional, os competidores disputaram nas categorias Open, Elite, Sub 23, Master A, B e C, Peso Pesado, masculino, Open e Elite, categoria feminina, e Cicloturismo nas categorias masculino e feminina. Os percursos percorridos foram Elite Masculino e Sub 23 56km, Elite e Master feminina, Peso Pesado Master A, B e C 54 km, Open masculino e feminina 46 km, cicloturismo masculino e feminina 41 km.

As premiações em dinheiro somaram R$ 9.100, valor que foi dividido nas categorias Master A, Master B, Master C, Elite, e Peso Pesado masculino, e na categoria elite feminina, atletas que subiram ao pódio da primeira a quinta colocação receberam prêmio em dinheiro, além de medalha e troféu.  As outras categorias que não tinham premiação em dinheiro tinham prêmios, do primeiro ao quinto lugar, já na categoria cicloturismo foram sorteados brindes para os participantes. 

Depoimentos

O secretário de esportes e lazer Capitão Diógenes Gonçalves falou da relevância do evento e do poder transformador da prática esportiva na vida das pessoas. “É de fundamental importância a realização de eventos como esse, temos inclusive a participação de um atleta com deficiência praticando o ciclismo, através do esporte além de incluir as pessoas se promove a qualidade de vida porque melhora as condições físicas e automaticamente as condições de saúde de todos”, destacou. 

O prefeito Ronivon Maciel, comemorou os bons resultados dos participantes portuenses na competição e reafirmou o compromisso de incentivar ainda mais o esporte. “Nós temos procurado incentivar o esporte de forma especial o ciclismo, sabemos que tem crescido muito essa atividade a nível nacional, e temos percebido esse crescimento aqui mesmo no nosso município. Um evento dessa grandeza acolhendo todas as pessoas, crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, é muito importante, ficamos muito felizes em ajudar”, pontuou. 

O gestor municipal parabenizou o professor Ronaldo Gomes, organizador do evento, e falou sobre planos de efetivação de ciclovias. “Parabenizo o professor Ronaldo Gomes que se esforçou muito para que esse evento pudesse acontecer, e a Federação de Ciclismo Tocantinense que nos ajudou para que esse evento pudesse ser sediado aqui em Porto Nacional. Nosso objetivo é trabalhar em equipe para continuar gerando oportunidades no esporte, no próximo ano queremos efetivar várias ciclovias na cidade, para incentivar  a população a praticar o ciclismo”, declarou.

O professor Ronaldo Gomes, organizador do evento, comemorou o sucesso da competição. “Fico muito feliz de tudo ter corrido bem, nenhum acidente sério, inúmeros ciclistas de outras cidades que vieram participar, prestigiar, confiaram no nosso empenho para realizar um evento desse porte. O ciclismo vem crescendo muito e precisamos mostrar para o estado que Porto Nacional pode sediar eventos do calendário estadual”, pontuou. 

Polianne Silva, campeã da categoria Open feminina, mostrou a força das mulheres na competição. “Estou muito grata, em primeiro lugar é uma grande superação para mim pela minha saúde, em segundo lugar por representar a mulherada, estamos em peso na competição, e por representar  o meu município Guaraí, e minhas parceiras da equipe de pedal Femme e as Marias do pedal de Pedro Afonso”, frisou.

Marcelo Pereira, vencedor da categoria Open Masculino externou a felicidade pela conquista. “Agradeço a Deus por ter me dado força, ao professor Ronaldo pelo convite, sou de Miracema e é uma felicidade muito grande estar aqui hoje e alcançar o resultado que eu desejava, conseguir aplicar aqui todos as técnicas dos treinos e vencer a categoria é muito importante para mim”, afirmou.

O atleta Adevaldo Neves que possui deficiência física completou a prova com tranquilidade, agradeceu o apoio recebido e mostrou toda sua força de vontade. “Agradeço a Deus por mais uma vez conseguir concluir uma prova, superação total, quero incentivar mais pessoas que assim como eu possuem alguma limitação a competir, praticar esporte, com fé e força de vontade podemos alcançar tudo que quisermos. Agradeço ao Instituto Reviver por todo apoio que dá a mim e a todos os jovens deficientes esportistas”, destacou. 

O evento contou com suporte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da secretaria da cultura e turismo, secretaria de segurança pública, trânsito e defesa civil, e da Secretaria Municipal de Saúde que direcionou uma ambulância para ficar à disposição dos atletas que por ventura viessem a precisar de atendimento.

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel, chefe de gabinete Marcos Geovane, secretário de esportes e lazer Capitão Diógenes Gonçalves, secretário da cultura e turismo Fernando Windlin.