Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

Com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Jairo Mariano, prefeitos da região Sudeste e empreendedores locais, foi aberta na manhã desta terça-feira, 21, em Aurora do Tocantins, a edição piloto do Avança Turismo Tocantins. Iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, o projeto conta com diversas parcerias público-privadas e visa levar informações e capacitações visando o desenvolvimento de uma das atividades econômicas que mais crescem no Estado e no Brasil.

Durante a abertura da programação, que segue até 26 de setembro, destinada ao trade turístico da região, o prefeito de Aurora, Luzinei de Jesus Silva, ressaltou o crescimento do setor nos municípios das Serras Gerais, que hoje atraem visitantes de todo o país e exterior, atraídos pelo ecoturismo e o turismo de responsabilidade. “O turismo não tem volta, só cresce na região”, comemorou, ao elogiar o suporte do Governo do Estado com o projeto Avança.

Em nome dos demais municípios das Serras Gerais, o prefeito de Lavandeira, Sérgio Roberto, destacou o trabalho de fortalecimento realizado pela Adetuc e o importante papel do poder público. “Juntos, vamos fortalecer e unir forças para que toda a região saia ganhando, o lançamento deste projeto vai impulsionar este novo tempo do turismo na região das Serras Gerais”, disse.

Ao destacar o potencial econômico, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembrou que o turismo tem as condições ideais para ampliar a renda das pequenas comunidades. “Nossa motivação é fazer com que os moradores dessas localidades estejam inseridos nesse processo”, disse, lembrando que a Região das Serras Gerais tem condições de alcançar uma nova dimensão na exploração turística.

O gestor também agradeceu a presença do vice-governador, dos prefeitos e dos parceiros da inciativa – Prefeitura de Aurora, Naturatins, Agência de Fomento, Sebrae-TO, Senac, UFT, Instituto Federal do Tocantins, Assegtur, Abav-TO, Abrasel-TO. “Estamos em um ambiente propício às parcerias voltada a este propósito comum, de desenvolver nosso Estado”, completou, ao ressaltar os serviços que serão realizados ao longo da semana.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da integração regional e entre as instituições, ressaltou o cuidado que o Governo do Estado tem adotado com todas as regiões, o trabalho empreendido para garantir melhorias na infraestrutura e o interesse pelas ações de valorização do turismo. Também parabenizou a iniciativa da Adetuc e reiterou a disposição de trabalhar em conjunto com as prefeituras. Barbosa também participou do plantio simbólico em homenagem ao Dia da Árvore.

Governo do Tocantins, através da Adetuc, também lançou o vídeo promocional Descubra Serras Gerais, com música de Juraildes da Cruz interpretada por Juraildes, Lucimar, Dorivã, Braguinha Barroso e Genésio Tocantins. Confira o vídeo nas redes sociais (@_descubraotocantins).

A programação segue na Escola Municipal Marcolina de Almeida Tavares, com inserção de empresas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), orientações sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), licenciamento ambiental, qualificação profissional na rede hoteleira, formalização de empresas, entre outros.

O evento segue todos os protocolos de segurança preconizados pelos órgãos de saúde, a fim de evitar a propagação da Covid-19.