Teve início a Semana Nacional do Trânsito, no último sábado, 18, que tem como tema este ano “no trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O evento termina no próximo dia 25. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) por meio da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis, elaborou um informe epidemiológico sobre dados de acidentes no Tocantins.
O informe tem como intuito subsidiar os municípios tocantinenses nas ações voltadas à segurança no trânsito. O documento foi encaminhado aos 139 municípios para conhecimento e divulgação, destacando a importância da prevenção dos acidentes de trânsito no estado do Tocantins.
A Gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis, Simone Matias Gondim Silva, explica que “a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito”, afirma.
Dados de acidentes
Conforme informações do informe, as notificações de acidentes de trânsito apontam que os acidentes graves ou fatais ocorrem em maior parte nos finais de semana e possui o álcool como principal fator contributivo.
Em 2020, de acordo com o Sistema de Mortalidade (SIM) foram registrados 445 óbitos, no Tocantins, por acidentes de trânsito. Sendo que os acidentes de trânsito envolvem, em sua maioria, homens entre 20 e 29 anos.