Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/SES Sergipe

Foto: Divulgação/SES Sergipe

Com as crianças ficando mais tempo em casa ainda devido aos reflexos da pandemia, os pais e responsáveis devem redobrar os cuidados para evitar acidentes domésticos. O alerta é do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que registrou nos últimos seis meses, dez acidentes com crianças em residências. No entanto, os profissionais que trabalham com urgência e emergência em Palmas advertem que o número pode ser bem maior.

As principais ocorrências são quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações. O que chama à atenção, segundo o diretor técnico do Samu, o médico Luciano Lopes, é que 90% dos acidentes poderiam ter sido evitados. Por isso, o profissional alerta pais e responsáveis para que fiquem atentos aos riscos que as casas podem oferecer para as crianças. “Notamos que a grande maioria dos acidentes poderia ser evitada se algumas adaptações na casa fossem executadas”, disse.

O médico recomenda a adoção de algumas medidas que ajudam a evitar incidentes. “Nunca deixe uma criança sem assistência sobre uma mesa de troca de roupas, por exemplo. Tenha fraldas à mão previamente. Assegure-se de que os espaços entre as barras do berço ou cercadinho estejam adequados. Portas ou acessos para escadas ou outras áreas perigosas devem ser rigorosamente bloqueadas. Mantenha janelas e varandas fechadas e evite deixar a criança sozinha”, aconselha o médico.

Outro alerta que o profissional faz é sobre os riscos de afogamentos. “Não deixe seu filho só na banheira por nenhuma razão. Mesmo com água rasa é perigoso, uma vez que são necessários apenas alguns segundos para que ocorra um afogamento. Se sua casa tiver piscina, deixe-a sempre com rede de proteção”.

O que fazer em caso de acidente

Caso o acidente doméstico ocorra, dependendo da gravidade, é essencial levar a criança ao pronto-socorro ou mesmo contatar o Samu ou o Corpo de Bombeiros. Segundo especialistas, se a criança sofreu uma queda, bateu a cabeça, perdeu a consciência ou ficou sonolenta, os pais ou responsáveis devem procurar imediatamente o atendimento médico. Em casos de queimadura muito extensa, ingestão de qualquer produto químico ou de medicações ou acidentes com brinquedos, o atendimento médico também é necessário, podendo ser realizado inicialmente pelo Samu (canal 192).