Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponte Alta do Bom Jesus, através do Sistema Municipal do Turismo, trabalha o potencial turístico local para tornar-se capital das Serras Gerias. Em diálogo constante com o Sebrae e com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ressalta a importância de estreitar relacionamento com os órgãos, cumprindo a legislação para a prática do turismo sustentável.

Para o diretor de Turismo da cidade, Diogo Faria Ribeiro, as parcerias com a prefeitura esclarecem as normas legislativas que o poder público deve adotar diante às atividades turísticas. "Colaborando com projetos de investidores, proprietários de atrativos e prestadores de serviços turísticos em áreas naturais para que possam estar com as licenças dentro da lei, promovendo o turismo de acordo com as condições do local, já que muitos recebem visitantes de outras localidades", frisa.

Diretor do Turismo de Ponte Alta do Bom Jesus, Diogo Faria, no Naturatins 

Portaria

A Portaria nº113/2021 do Naturatins disciplina, no âmbito do Instituto, procedimentos para o licenciamento ambiental de atrativos naturais do Estado do Tocantins, em conformidade com as características e peculiaridades das áreas utilizadoras dos recursos ambientais, em função do seu porte e potencial de impacto poluidor / degradador da atividade ou empreendimento.

De acordo com a Portaria, entende-se por atrativo natural especial aqueles cujo objetivo esteja relacionado ao Ecoturismo, Turismo Rural e Turismo de Aventura, localizados em ambientes sensíveis e de relevância ecológica, tais como: lagoas, cachoeiras, mirantes, dunas, cânions, surgências hídricas (fervedouros) e atividades relacionadas tais como: trilhas ecológicas, prática de rapel, ancoragem, boia-cross, rafting e visitação em cavernas e ambientes naturais que não possuam estruturas permanentes.

"Uma variedade de oportunidades sustentáveis, considerando o potencial turístico da região das Serras Gerais, entre as paisagens de nossa região, ajudará a garantir um turismo responsável, onde os recursos naturais sejam protegidos e preservados por gerações", afirma Diogo.

Inventário

Segundo Diogo Faria, o Inventário da Oferta Turística de Ponte Alta do Bom Jesus está em fase de finalização e será apresentando pelo prefeito municipal José Luciano, à comunidade da cidade. "As potencialidades levantadas, identificadas e registradas, como o turismo balnear, ecoturismo, turismo tecnológico - reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) -, turismo náutico e turismo de eventos. Após esse levantamento de informações, os diagnósticos e prognósticos de áreas naturais e históricas que serão trabalhadas através de consultorias do Sebrae junto aos proprietários para a formatação de novos produtos turísticos alinhados à preservação do patrimônio cultural e ambiental, onde será possível realizar o Plano Municipal de Turismo, recurso de planejamento e ordenamento turístico em toda região municipal", conta.

O turismo tecnológico, segundo Diogo, atrai turistas interessados em pesquisas nos ambientes com tecnologia. 

Segundo o diretor, a cidade está sendo preparada para receber o turista nos parâmetros do Ministério do Turismo, sendo posteriormente incluída no Mapa do Turismo Brasileiro. "Para que assim seja possível promover o turismo de forma ordenada, conscientizando a necessidade de segurança do visitante e do meio ambiente, ampliando as atividades turísticas de forma adequada para geração de emprego visando atender as demandas turísticas com cursos de capacitação, e também capitanear, através de emendas parlamentares, recursos de infraestrutura sustentáveis junto a esfera estadual e federal para benefício de áreas públicas do município", afirma.

Os recursos, Ponte Alta do Bom Jesus, segundo conta Diogo, serão investidos em ações de conscientização para que não ocorra danos aos recursos naturais e também patrimoniais, respeitando as ordens legislativas.

Sala do Empreendedor

A pasta do turismo fica localizada na Sala do Empreendedor na Prefeitura Municipal e está disposição para todas as propriedades, trabalhadores, comerciantes, investidores e empreendedores que necessitem de esclarecimentos de dúvidas jurídicas e orientações sobre as ferramentas públicas voltadas ao turismo do município de Ponte Alta do Bom Jesus.