Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponte Alta do Bom Jesus, através do Sistema Municipal de Turismo, (SimTur), que inclui o Conselho Municipal de Turismo (ComTur) e a Diretoria de Turismo, realizou nessa quinta-feira 19, reunião presencial para discussão sobre a Inventariação da Oferta Turística, com acompanhamento de equipe técnica do Sebrae que já está trabalhando em prol do município. A partir desta sexta-feira, 20, o trabalho já se inicia em campo, registrando as potencialidades turísticas do município. ´

O Inventário da Oferta Turística contou com a presença de equipe do Sebrae 

A reunião contou com a presença do prefeito José Luciano. A metodologia foi apresentada aos presentes pelo consultor técnico de turismo do Sebrae, Maicon Dimbarre, que também discorreu sobre o Inventário da Oferta Turística que será implantado no município, de forma esclarecedora, visando o desenvolvimento turístico com responsabilidade social, de acordo com os processos da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, do Ministério do Turismo e do trade turístico da região de Serras Gerais. 

Também estavam presentes a secretária Municipal de Assistência Social, Rosângela Dourado, o diretor de Turismo, Diogo Ribeiro, o coordenador de projetos de turismo do Sebrae, Antônio Curcino, a gerente regional sudeste do Sebrae, Fabíola Wolney, a vereadora Marcivânia e demais representantes das comunidades, hotelaria, gastronomia e atrativos. 

O prefeito José Luciano ressaltou que o município pode oferecer o turismo de vivência e experiência, que possui exclusividades do trabalhador pontealtense, em forma de artesanato, produção associada ao turismo, como produtores de farinha, queijo, rapadura, pesca esportiva, por exemplo, que necessitam ser valorizados, registrar as festividades anuais, o turismo náutico, favorecendo as comunidades em geral, e posicionar Ponte Alta do Bom Jesus no mercado turístico, com estrutura, seguindo a legislação do setor, incluindo toda essa conjuntura dentro do Inventário da Oferta Turística para a busca de recursos públicos estaduais, federais.

Ainda de acordo com o gestor, o município abriga recursos e atividades que tornam isso possível, buscando expansão sustentável, através de planejamento envolvendo as riquezas naturais e culturais, mantendo a preservação das mesmas para a gestão atingir os objetivos em comum com a iniciativa privada e pública, na busca de melhorias à infraestrutura, geração de empregos, oportunidades dignas de trabalho, inclusão social, educação com capacitações profissionais, com foco no desenvolvimento socioeconômico. 

Na reunião todos colaboraram com ideias, soluções, caminhos concretos, expandindo a consciência em relação a esse trabalho coletivo, com a presença profissional do Sebrae, parceiro da Prefeitura Municipal, onde garantiu-se que o município está à frente e no dinamismo correto de estruturação da gestão de turismo - assim elogiaram os técnicos do Sebrae que estavam na reunião. 

O Conselho Municipal de Turismo (ComTur), onde integra agentes do Sebrae, do turismo da esfera Estadual e Federal, continua atribuindo informações sobre o setor turístico, onde a participação do prefeito José Luciano está sendo fundamental. O gestor continuará mobilizando a importância do turismo para o município, tanto como para toda a região. "As ferramentas necessárias, que já ganhou um passo importante e inicial, que irá beneficiar a cidade, todos que nele vivem, aos que pretendem expandir e desenvolver negócios a longo prazo, para que assim, envolvam a participação e a colaboração cada vez mais de todos", defende. 

A reunião foi acompanhada por representantes do turismo, da hotelaria, gastronomia, dentre outros.