As competições da XXX edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) seguiram acirradas neste sábado, 25. Durante todo o dia, os estudantes atletas marcaram presença nas quadras, no tatame, na pista. Foram realizadas as lutas de Judô, os jogos de voleibol e corrida de bicicleta, já com campeões definidos. Também foram realizadas as disputas do handebol, que definiu o vencedor masculino, e de futsal, cujas finais serão realizadas no domingo, 26, assim como as finais femininas do handebol.
Os Jets são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e, neste ano, mobilizou cerca de 500 pessoas, entre competidores, delegações escolares e membros da equipe técnica da pasta. As competições são da categoria 12 a 14 anos e abrange 11 modalidades esportivas: atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, badminton, natação, judô, ciclismo, futsal, handebol e voleibol.
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância dos Jets dentro do processo formativo dos estudantes. "Os alunos atletas têm metas, trabalham com objetivo e foco. Essas são qualidades que fazem toda a diferença no esporte e no processo de ensino e aprendizagem. Os Jets trazem uma parte do modelo de trabalho que a Seduc realiza, a educação alinhada à prática esportiva", pontuou.
O estudante atleta Arthur Pereira Castro, 12 anos, do 7º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar do Estado do Tocantins - La Salle, de Augustinópolis, integrou a equipe de handebol da unidade de ensino que venceu as competições. Ele destacou que o resultado alcançado é fruto do trabalho realizado na unidade de ensino. “Essa é a minha primeira vez nos jogos e estou muito feliz com o resultado, que é fruto do trabalho do nosso professor e da nossa dedicação”, comemorou.
Para Kyara Pareja, aluna do Centro Educacional São Francisco de Assis, que foi campeã no judô, na categoria meio-pesado (-64kg), as lutas tiveram um significado muito especial. "Eu sonho em ser uma judoca de sucesso, em participar de uma Olimpíada, treino para isso desde pequenininha, então, ganhar essa medalha me deixa cheia de esperança e alegria. Estou feliz", contou.
Kyara Pareja foi campeã no Judô, na categoria meio-pesado (Foto: Marcio Vieira)Os vencedores das competições representarão o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros 2021, que serão realizados no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 5 de novembro de 2021. No domingo, 26, será definido o 2º e 3º lugar no masculino dos jogos de handebol e a classificação feminina, assim como os resultados finais do futsal. Esses, que são os últimos jogos dos Jets, ocorrem na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, a partir das 8h.
Judô
No judô masculino, os primeiros colocados foram: Artur Vitor da Luz Silva (Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos – Cemil de Palmas), na categoria meio-leve (-44kg); Giovanni Luca Benincá (Colégio Ulbra de Palmas), leve (-48kg); Diego Gomes Jrege (Colégio Interação Vozes Ativas, de Palmas), meio-médio (-53kg); Miguel Vendramini Campos da Silva (Colégio Olimpo de Palmas), médio (-58kg); Leonardo de Sousa Daniel Odusanya (Escola Adventista de Palmas), meio-pesado (-64kg); e Arthur Vidigal Gomes (Colégio Marista de Palmas), pesado (+64kg).
Já no judô feminino, destaque para as campeãs: Cinthia Alves dos Santos (Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos – Cemil de Palmas), na categoria meio-leve (-44kg); Maria Lucia Abrão e Castilho (Centro Educacional São Francisco de Assis de Palmas), leve (-48kg); Kamila Ibiapina de Souza Durão (Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, de Palmas), médio (-58kg); Kyara Pareja Leite (Centro Educacional São Francisco de Assis, de Palmas), meio-pesado (-64kg); e Geovana Santana de Almeida (Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos – Cemil de Palmas), pesado (+64kg).
Voleibol, Ciclismo e Handebol
A equipe do Colégio Dom Bosco Premium, de Palmas, conquistou o título no voleibol feminino em mais uma edição dos Jets. Já no voleibol masculino, sagrou-se campeão o time do Colégio João D’ Abreu, de Dianópolis. Já no ciclismo, Josué Teixeira Feitosa Júnior, do Instituto Presbiteriano Araguaia, de Gurupi, conquistou o ponto mais alto do pódio nas provas contrarrelógio, estrada e por pontos. A equipe de Handebol do Colégio Militar do Estado do Tocantins - La Salle, de Augustinópolis, volta para casa vitoriosa. (Seduc/TO)
Disputas da final feminina de Voleibol, entre as equipes do Colégio Dom Bosco Premium, de Palmas, e do Colégio Santa Cruz, de Araguaína (Foto: Marcio Vieira) Os estudantes atletas do Colégio Militar do Estado do Tocantins - La Salle, de Araguatins, campeões do Handebol, em jogo contra o Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos, de Palmas (Foto: Marcio Vieira)