Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para levar informações a produtores e empreendedores de diversos setores econômicos de Tocantins sobre o acesso ao crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o Banco da Amazônia vai promover na próxima terça-feira, 28, a ação FNO Itinerante 2021. O evento será transmitido pela internet e os interessados poderão fazer tirar dúvidas ao vivo. 

O superintendente regional do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Melo, afirma que hoje a instituição ainda tem dificuldades de alcançar os 139 municípios do estado. Com a ação que está sendo organizada, o Banco vai favorecer a bancarização de várias pessoas que se encontram sem acesso a serviços bancários. “O FNO Itinerante é fundamental para que possamos levar as informações aos empreendedores do campo e da cidade que muitas das vezes não têm conhecimento das facilidades dessa linha de crédito", comentou. 

De acordo com o superintendente, o banco conta com as parcerias com o Governo do Estado, Sebrae, Prefeituras e Câmaras Municipais das localidades menores que ajudam a mobilizar a população quando os eventos são realizados de forma presencial. Em breve, o Banco planeja realizar a ação FNO Itinerante em várias regiões de Tocantins como Bico do Papagaio e Chapada das Mangabeiras que são áreas de prioridade de aplicação do FNO. 

"Neste ano, com a plataforma do Youtube com toda certeza vamos conseguir atingir um maior número de pessoas possíveis e estamos focados nessa mobilização”. O superintendente frisou ainda a importância dos parceiros na realização desta ação. 

O Banco da Amazônia segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), conforme estão destacadas nos Planos de Aplicações do FNO de cada estado publicados no site da instituição. O Banco direciona, prioritariamente, suas linhas de crédito aos municípios classificados como de baixa e média renda, ambos com baixo, médio e alto dinamismo.  

“Vale destacar a parceria com o governo estadual, que através da Ruraltins, podemos alcançar todos os assentamentos do estado de Tocantins. O governo está investindo em infraestrutura para que possamos melhorar a ambiência de negócios para facilitar o acesso ao crédito por nossos produtores rurais e demais empreendedores”, finalizou Marivaldo Melo. 

Ação FNO Itinerante iniciou em 2010

O FNO Itinerante teve início com um projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). 

Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais), agricultura de base familiar, empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local e que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local. 

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do MDR e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais.