Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação MDR

Foto: Divulgação MDR

No mês em que o Governo Federal completa mil dias, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou, nesta quarta-feira (29), 500 moradias a famílias de baixa renda de Palmas, no Tocantins. Cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas com a casa própria no Residencial Jardim Vitória II. O empreendimento recebeu R$ 40 milhões em investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), dos quais R$ 39,4 milhões foram repassados desde 2019.

Presente à entrega das chaves, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou o trabalho realizado pelo MDR para melhorar a vida dos brasileiros. "O nosso ministério, sobretudo, tem a missão de diminuir desigualdades regionais. Nós colocamos a nossa doação a favor dos brasileiros que mais precisam da ação do governo. Agora em junho, esse governo comemorou um milhão de moradias entregues à população brasileira, mesmo com todas as dificuldades", destacou o ministro.

O supervisor de equipe Fernando de Paula Santana foi um dos beneficiados com a nova moradia. Ele comentou sobre a realização do sonho de ter a casa própria e não pagar mais aluguel. "Muitas pessoas pensam que é difícil, que é impossível, mas a gente que acredita e sonha sabe que um dia acontece. Hoje aconteceu a realização de um sonho. Recebemos a chave da nossa casa e fechamos um ciclo de vida de dificuldades", comemorou.

Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a entrega do residencial é mais uma conquista para a capital tocantinense. "O sonho da casa própria é o maior dos brasileiros e hoje conseguimos realizar 500 deles", afirmou.

O Residencial Jardim Vitória II conta com casas de dois quartos e infraestrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem. Um dos diferenciais são placas de captação de energia solar em todas as moradias. Além disso, o empreendimento fica próximo a equipamentos públicos, como creche, escola, posto de saúde e de segurança.

(Foto: Inacio Neto)

Casa Verde e Amarela

Empenhado em reduzir o déficit habitacional, o Governo Federal retomou obras, ampliou o programa nacional de Habitação - o Casa Verde e Amarela - e rompeu, em junho deste ano, a barreira de 1 milhão de unidades entregues à população desde 2019.

O Programa Casa Verde e Amarela, que completou um ano em 25 de agosto, avançou no combate ao déficit habitacional por atuar em diversas frentes. Além da produção de casas e apartamentos, também inclui regularização fundiária, melhoria de residências e há outras ações em estudo, como a locação social. (Ministério do Desenvolvimento Regional)