Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

O dia 29 de setembro de 2021 ficará na memória das 500 famílias que concretizaram o sonho da casa própria, ao receber as chaves dos imóveis do Jardim Vitória II, na região Sul, em Palmas. Um dos novos proprietários é Fernando de Paula Santana, que vai se mudar para a nova casa com a esposa, Aline Ferreira, e os filhos Fernanda, de 12 anos, e Daniel, de 10 anos. “Só no Tocantins aguardo há seis anos para receber a minha casa. Já tínhamos decidido mudar de estado, porque não aguentamos mais pagar aluguel, chegamos a pagar R$ 650 por mês, mas agora posso dizer aliviado que com essa casa criei raízes em Palmas. Aqui vou viver com minha família”, enfatiza. 

Marcada por muita emoção, a entrega das chaves, na manhã desta quarta, 29, contou com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do governador Mauro Carlesse, o senador Eduardo Gomes, os deputados federais Professora Dorinha e Carlos Gaguim, além do superintendente da Caixa Econômica, Valter Luiz Siqueira, e do secretário municipal de Habitação, Fábio Frantz, vereadores e secretários.

  (Foto: Edu Fortes)

Para a nova moradora do Jardim Vitória II Rosilda Barros, que vai se mudar para o novo lar com seu filho de 6 anos, apenas uma palavra podia definir o momento: “felicidade”. Esse também foi o sentimento compartilhado pelo aposentado Juracy Soares, ao receber das mãos da prefeita a chave do seu sonho. “Se tiver pessoa que está satisfeita na vida, essa sou eu.”

“Hoje entregamos aqui 500 sonhos, a 500 famílias palmenses. Em apenas três anos e meio já entregamos 2.872 casas”, destacou a prefeita Cinthia Ribeiro, que na oportunidade pediu ao governador do Estado a duplicação da Avenida Teotônio Segurado, do Aureny III até o Taquari, que beneficiará também os moradores do Jardim Vitória I e II.

(Foto: Edu Fortes)

Mauro Carlesse, por sua vez, reforçou o seu compromisso com a cidade e acrescentou que na próxima semana estará em Brasília para solicitar recursos para a construção de 10 mil casas no Tocantins. Já a deputada federal Professora Dorinha anunciou emenda parlamentar para a construção de uma Unidade Básica de Saúde para atender a região do Jardim Vitória I e II.

O deputado federal Carlos Gaguim também anunciou emenda parlamentar deste ano e do próximo ano para a construção de uma praça no local com um campo de futebol. Em sua fala, o senador Eduardo Gomes reforçou o seu compromisso com Palmas e que destina emenda de bancada para o desenvolvimento do esporte em Palmas.

Representando o presidente Jair Bolsonaro, o ministro Rogério Marinho reforçou que a missão do seu ministério é diminuir as desigualdades regionais. “Nós colocamos a nossa atuação a favor dos brasileiros que mais precisam do governo, e a Caixa Econômica tem sido importantíssima nesse trabalho". 

 (Foto: Edu Fortes)

Jardim Vitória II 

O empreendimento é uma parceria da Prefeitura de Palmas com o Governo Federal pelo Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida). As 500 famílias também recebem o benefício de serem isentas de taxas municipais, como o Habite-se.

O local já tem creche, praça com academia ao ar livre, infraestrutura completa como terraplenagem, drenagem pluvial, rede de água e esgoto, pavimentação, calçadas com acessibilidade, sinalização viária e iluminação das vias em LED.

Cada casa tem 44,58 m² de área construída, em um lote de 180 m². A casa é dividida em dois quartos, sala integrada à cozinha, banheiro e área de serviço, possui placa solar, paredes e telhas de concreto e estrutura com aço galvanizado, portas e janelas externas em alumínio. O investimento unitário é no valor de R$ 80 mil. (Secom Palmas)