Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thassio Borges

Foto: Thassio Borges

A Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) recebeu na tarde dessa terça-feira, 28, a visita de representantes da empresa de mineração WJR Participações Ltda. A empresa conta com unidades em estados do Norte e Nordeste do Brasil e tem foco na exploração de calcário. Os representantes estão no Tocantins para conhecer o estado, o mercado de mineração e as possibilidades de investimento.

Durante a visita, os empresários puderam conhecer a equipe da Ameto, que apresentou os principais pontos de explorações de minérios no estado, as principais rodovias para escoamento de produção e as substâncias extraídas em cada região do estado.

O empresário Wilson Holanda afirmou sentir confiança para investir no Tocantins, ele acredita que o estado é promissor e pode render bons frutos para o negócio: “ Sempre vi o Tocantins como um estado simpático e bem localizado. Fomos expandindo a nossa Mineração para onde estava mais perto da gente e onde seria mais fácil. Fomos pesquisar o Pará e identificamos um bom espaço vizinho ao Tocantins, então sempre pensamos em chegar até aqui porque é um estado em expansão e bem servido de energia. Estamos vendo agora que também tem uma equipe de governo eficiente e prática. Há 20 anos atrás viemos pesquisar, mas achamos que ainda não era o momento, desta vez nos sentimos muito mais confiantes”.

No Tocantins, a atividade de mineração está em expansão, atualmente, 105 municípios do Estado possuem algum tipo de atividade de exploração de minérios e, de acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Tocantins possui 18 substâncias minerais em extração, sendo as principais Calcário, Fosfato, Minério de Ouro e Dolomito.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Ameto, Tom Lyra, atualmente o Tocantins passa pelo melhor momento para investir no mercado de mineração: “O Tocantins é um terreno fértil para novas empresas, aqui é possível encontrar condições para investir, mercado consumidor, mão de obra qualificada e com o apoio do Governo do Estado na gestão Mauro Carlesse, estamos desenvolvendo cada vez mais o setor de mineração e proporcionando um ambiente favorável para quem deseja investir neste setor”.