Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Araguaína Sul é mais uma dentre as unidades que tiveram o horário de atendimento ampliado pela Prefeitura. Nessa segunda-feira, 27, o local passou a funcionar de 8 para 12 horas seguidas, das 7 às 19 horas. Em abril, a UBS Dr. Francisco Barbosa, na Vila Aliança, também teve o horário estendido em quatro horas.

A ampliação no atendimento das unidades faz parte da adesão do Município ao Programa Saúde na Hora, do Governo Federal, que tem como intuito aumentar de 40 para 60 horas semanais o serviço para a população.

“O programa traz vários benefícios, por meio da ampliação conseguimos oferecer horários mais flexíveis para a população, por atender no período de almoço e parte da noite, além de reduzir custos e investir mais recursos da União para Atenção Primária e diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Às 12 horas seguidas de funcionamento da UBS vai beneficiar moradores de mais de sete bairros que abrange a região, como: Araguaína Sul, Araguaína Sul II e III, Morada do Sol I e II, Tereza Hilário Ribeiro, Coimbra, Patrocínio e Raizal. "Atualmente, na unidade são realizadas mais de 1.900 consultas médicas,1.600 atendimentos de enfermagem e 720 tratamentos dentários por mês", informou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Cordeiro.

Para ter adesão ao Saúde na Hora, as unidades precisam de uma estrutura com mais de três equipes de Estratégia Saúde da Família e duas de saúde bucal. Além dessas duas unidades que tiveram o horário estendido, outras três se encaixam nos critérios e estão previstas para aderirem ao programa: A UBS Nova Araguaína, UBS Avany Galdino, no Bairro São João, e Palmeiras do Norte.

Serviços

Na UBS Araguaína Sul, são realizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, PCCU (prevenção do câncer de colo do útero), teste do pezinho, imunização, aferição de PA, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização, administração de medicamentos, coleta de exames e dispensação de medicamentos.

Para ter acesso aos serviços, os moradores podem agendar a consulta por meio 0800 da Saúde (0800 641 2200) ou ir até a unidade.