Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Presidente Tom Lyra e o empresário Jeremias Demito, durante reunião na TO Minérios

Presidente Tom Lyra e o empresário Jeremias Demito, durante reunião na TO Minérios Foto: Thassio Borges

Foto: Thassio Borges Presidente Tom Lyra e o empresário Jeremias Demito, durante reunião na TO Minérios Presidente Tom Lyra e o empresário Jeremias Demito, durante reunião na TO Minérios

O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (TO Minérios) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, recebeu na manhã desta quinta-feira, 30, o empresário Jeremias Demito, um dos sócios do Grupo JDemito, que veio a sede das pastas com o objetivo de conhecer mais a estrutura da TO Minérios e entender a atuação da agência após a assinatura do Acordo de Cooperação firmado junto à Agência Nacional de Mineração (ANM), que foi celebrado na última quarta-feira, 29, em evento realizado no Palácio Araguaia.

O referido convênio tem como objetivo firmar parceria com a ANM para a execução de projetos e estudos que impulsionem a atividade de extração mineral, e posicionar o Tocantins como um dos destaques no cenário da mineração no Brasil. Segundo o levantamento feito pela ANM, o Tocantins possui 18 substâncias minerais em extração, sendo as principais Calcário, Fosfato, Minério de Ouro e Dolomito.

Dos 139 municípios tocantinenses, 105 possuem alguma atividade mineradora e destes, 55 são, atualmente, arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM). Em 2020, o Tocantins arrecadou 7,9 milhões de reais do CFEM, e em 2021, a arrecadação até o mês de setembro já ultrapassou 9 milhões de reais. Além disso, o setor mineral no estado é responsável por mais de mil postos de trabalho.

Durante o encontro, o empresário teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da TO Minérios e apresentar ao titular da pasta algumas demandas referentes a abertura de estradas para melhorar o escoamento do minério que está sendo extraído nas proximidades do município de Bandeirantes do Tocantins. A empresa atua no Tocantins há mais de 20 anos, e é uma das mais importantes produtoras de calcário dolomítico e britas de construção civil e siderúrgicas das regiões Norte e Nordeste do País. Ainda na reunião, o empresário abordou sobre a importância de haver um diálogo aberto entre o Governo e os empresários.

“Nosso objetivo com essa visita é estreitar relações com o Estado, para com isso apresentar as necessidades do nosso setor e poder contar com o apoio do mesmo para sanar essas dificuldades, e assim contribuir para o crescimento e desenvolvimento deste ramo que tem gerado tantos empregos para o Tocantins. E quero ressaltar que saímos satisfeitos com a recepção que recebemos, por parte do presidente Tom Lyra e equipe”, apontou.

Ao fim do encontro, o presidente da TO Minérios, Tom Lyra, firmou o compromisso de apresentar as demandas do empresário ao governador Mauro Carlesse, que é um dos entusiastas do setor e que muito tem atuado para o crescimento da extração de minérios no Estado. “Temos uma gestão que tem trabalhado para o desenvolvimento de todos os setores produtivos do Tocantins, e que enxerga toda a potencialidade que a mineração e que pode ser alcançada através de ações que fortaleçam ainda mais essa cadeia produtiva. O governo de Mauro Carlesse tem trabalhado arduamente para a melhoria e da infraestrutura e da logística das rodovias estaduais, sempre com o objetivo de fomentar o escoamento de tudo o que é produzido no Estado e assim contribuindo para o crescimento das empresas aqui instaladas, os resultados são vistos dia após dia, com o crescimento do número de postos de trabalho no Tocantins, fruto do desenvolvimento e expansão destas empresas”, finalizou.