Durante dois meses produtores rurais e artesãos de Taquaruçu estiveram envolvidos com ações do projeto Janelas do Vale que tem como foco a identificação, qualificação, organização, divulgação de iniciativas e geração de trabalho e renda junto ao turismo de base comunitária da região.
O projeto Janelas do Vale identificou moradores da zona rural ou urbana de Taquaruçu, onde cerca de 40 pessoas, que já desenvolvem ações de fomento a atividade econômica local puderam participar.
Atividades artesanais como produção de licores e geleias, artesanato com madeira, práticas de crochê, pão caseiro e comidas veganas, fabricação de rapadura, produtos orgânicos naturais, plantas ornamentais, doces artesanais foram identificadas e receberam o apoio.
O projeto é executado pelo Instituto Raizama com patrocínio do Banco da Amazônia e de acordo com o coordenador do projeto Rubens Brito a ideia é capacitar essa famílias para que haja um aumento substancial na produção de seus produtos.
“Esses produtos já se encontram em fase de “incubadora” e necessitam somente de apoio, do ponto de vista de incremento de sua visibilidade no mercado, e foi isso que fizemos nas oficinas e cursos ministrados”, declarou Rubens.
O encerramento das atividades acontece nesta quarta-feira, 6, as 18hs, na pousada Aldeia da Serra, com apresentação dos resultados para a comunidade local.
A programação de encerramento inclui um diagnóstico e rodas de conversas com 9 iniciativas de base comunitária com atores da comunidade local.
Apresentação de vídeo-documentário de 9 minutos sobre o Projeto Janela do Vale e as iniciativas de Turismo de Base Comunitária em Taquaruçu e uma vitrine virtual das 9 iniciativas.
Parceiros do projeto
O Janela do Vale conta com o patrocínio do Banco da Amazônia, por meio do edital de patrocínio 2021 e é executado pelo Instituto Raizama, em parceria com a comunidade local de Taquaruçu.
Os resultados do Projeto incluindo as vitrines virtuais e o vídeo-documentário estarão disponíveis no portal do Instituto: www.institutoraizama.com.br
Instituto Raizama
O Instituto Raizama existe desde 2012 e tem como princípio a conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza, o respeito aos interesses das populações tradicionais, sobretudo as populações indígenas, o respeito aos direitos humanos, repúdio aos preconceitos e discriminação de qualquer natureza, o respeito a Constituição Federal unida e soberana do Brasil e aos princípios das Nações Unidas.
Programação de encerramento
18h Abertura com a apresentação do vídeo-documentário do Projeto Janela do Vale
19h Palestra sobre Turismo de Base Comunitária com participação da Consultoria Especialista Tatiana Fernandez
20h Espaço para contribuições dos 9 atores das iniciativas de base comunitária de Taquarucu
20h30 Encerramento e Lanche de confraternização.