Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Nos próximos dias deve ter início oficialmente o período chuvoso no Tocantins, caracterizado pelas chuvas com alta intensidade, ventos fortes e grande incidência de raios. Nesta época, é preciso ter cuidados redobrados dentro e fora de casa, antes, durante e depois dos temporais, conforme alerta a Defesa Civil Municipal.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, é importante que as pessoas fiquem atentas a alguns procedimentos que podem ser tomados para minimizar danos e evitar possíveis transtornos ocasionados pelas chuvas nesta época. Embora não se tenha registro de ocorrências graves provocadas por tempestade em Palmas, o superintendente informa que é realizado monitoramento constantemente a fim de avisar a população em caso de chuvas fortes, e como proceder nesses casos.

Durante chuvas fortes, a população deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximas a córregos e ribeirões, pois há risco de seu nível se alterar rapidamente, podendo acarretar transbordamentos.

Também não é recomendado buscar abrigo ou estacionar veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Devem ser evitadas áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis, estacionamentos, praias e rios.

Áreas de risco

Atenção especial para áreas de encostas, morros e com enxurradas bruscas. Conforme orientação da Defesa Civil Municipal é necessário que se tenha um lugar previsto e seguro para se alojar no caso de uma inundação, alagamento ou risco de desabamento. “Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas a alagamentos e inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos”, recomenda Maciel.

Mas é recomendado não ficar no alto de morros ou no topo de prédios. Também devem ser evitados locais próximos a cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos, assim como lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas), linhas de energia elétrica e torres telefônicas.

Outra orientação é não utilizar alimentos atingidos por enchentes e nem ingerir água de inundações. O telhado e canaletas de águas devem ser limpos para evitar entupimento, e o lixo não deve ser jogado em bueiros, bocas de lobo, nem em córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água.

Deve-se evitar deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem se contaminar e contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Em casa

De acordo com a Defesa Civil, em casa, é importante fazer a revisão do madeiramento e reforçar a amarração do telhado. Os aparelhos elétricos devem estar desligados das tomadas, assim como o gás. Para evitar acidentes com ventos fortes, recomenda-se abaixar para o piso todos os objetos que possam cair dentro das residências (exceto em área inundável).

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal, que fica em alerta 24 horas, por meio do telefone 153 ou pelo WhatsApp (63) 99242-3285.