Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Este ano, em formato digital, a Consulta Pública é uma das etapas do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e segue aberta para a participação da população até o próximo dia 31, por meio do aplicativo Colab ou pelo seu site. O cidadão encontrará 23 perguntas, sendo que os primeiros tópicos são de identificação do cidadão e avaliação da gestão, começando com os seguintes pedidos de informação: data de nascimento, escolaridade, gênero e bairro.

“É fundamental a participação dos palmenses na construção de Palmas”, ressalta o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Eron Bringel Coelho.

O questionário começa com a seguinte pergunta: ‘Você sabe o que é uma Plano Plurianual (PPA)?’, escolhendo a opção não, no site ou no aplicativo do Colab, será aberto um texto explicativo. A pergunta seguinte é sobre como o cidadão foi informado sobre a Consulta Pública, dado fundamental para a Prefeitura mapear os canais de comunicação mais eficientes. Nas questões seguintes, a gestão municipal busca através das perguntas traçar o perfil do participante da consulta, são elas: ‘Considerando você e as pessoas que moram em sua casa, qual a renda média?’, ou seja quanto de dinheiro cada membro da família leva para a casa; ‘Exerce atividade em qual área?’, onde você trabalha; e ‘Você possui algum tipo de deficiência?’. Caso o participante não queira responder, para todas as perguntas existe a opção ‘Prefiro não informar’.

Nas perguntas seis e sete começa a etapa de avaliação da Capital: ‘Considerando a Cidade de Palmas como um todo, para você, quais são os pontos positivos’ e ‘Os pontos negativos da Cidade de Palmas, quais são?’. O participante poderá escolher cinco opções entre os 12 pontos apresentados para cada pergunta: mobilidade e acessibilidade, trânsito, transporte público, emprego, ordenação urbana, segurança pública, saúde, educação, limpeza urbana, pavimentação asfáltica, lazer e cultura ou meio ambiente. O cidadão também pode escolher a opção ‘Não sei ou não quero opinar’, caso não queira responder.

Após essas perguntas iniciais, começa o processo de consulta sobre as áreas centrais da gestão pública: Educação; Saúde; Juventude, Esporte e Lazer; Assistência Social e Defesa dos Direitos; Habitação e Regularização Fundiária; Infraestrutura, Planejamento e Serviços Urbanos; Mobilidade Urbana; Segurança Pública; Meio Rural; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energias Sustentáveis; Cultura e Turismo; Economia, Emprego e Renda; e Transparência, Controle e Gestão. Cada área será detalhada nas próximas publicações da Prefeitura de Palmas.

Consulta Pública do PPA

Aplicativo - iOS ou Androind: basta pesquisar na loja de aplicativos pelo nome Colab Site: https://consultas.colab.re/ppapalmas

Antes de começar a responder é preciso fazer o cadastro, que é obrigatório e fundamental para o processo de elaboração do PPA. Sendo necessário informar CPF e e-mail. Os dados dos participantes estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). (Secom Palmas)