Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor e em Porto Nacional profissionais da educação da Escola Estadual Brasil não mediram esforços e conseguiram colocar em prática o projeto "Rota da Leitura", com a realização nessa quinta-feira, 14, de Piquenique Literário/Especial do Dia das Crianças. As professoras Elizangela Gomes e Milena Aguiar são as idealizadoras e contam o poder mágico da ação. "O evento foi sensacional! Poder apreciar aqueles sorrisos de alegria e satisfação não tem preço. Sendo eu uma pessoa apaixonada por esse universo da leitura, não poderia deixar de incentivar e compartilhar com meus alunos o poder transformador do conhecimento por meio da leitura. Sabemos que muitos alunos têm uma certa resistência à leitura, mas quando fazemos nosso trabalho com amor e criatividade, tudo se torna mágico e principalmente motivo de inspiração para eles", afirma. 

Segundo Elizangela, a unidade escolar sempre contou com projeto voltado à leitura, no entanto, segundo conta, foi necessário ir além - já que a pandemia da covid-19 dificultou o acesso às aulas. "Com as aulas remotas e grande parte dos alunos serem de zona rural, o acesso ao livro era de certa forma complicado. Por isso, o adaptamos e agora com o “Rota da Leitura” levamos de casa a casa, de fazenda a fazenda, a possibilidade de obter o livro", afirma. 

A educadora aproveita para agradecer o apoio recebido. "Agradeço à minha parceira de projeto, Milena Aguiar Ferreira, ao diretor Sérgio Amorim, e toda a equipe que abraçou a causa para que tudo ocorresse da melhor forma possível. O piquenique foi um sucesso!", agradece. 

Professoras Milena Aguiar e Elizangela Gomes

Para a professora Milena Aguiar, o projeto foi possível por contar com o apoio de toda uma equipe. "Com a ajuda de toda a equipe da Escola Estadual Brasil, levamos para os nossos alunos livros de leitura na sua própria residência, dando a chance de apreciar uma boa leitura, e também tendo a oportunidade de serem criativos e proativos nas suas ações, sendo independentes nas suas próprias escolhas e leitura, e a partir do momento que teve todo esse movimento, resolvemos fazer a culminância do projeto num dia muito especial, porque a criança tem uma sensibilidade fantástica de criar e recriar histórias. Elas viajam na imaginação e isso é lindo!", afirma. 

Segundo a professora Milena, foi uma entrega muito linda. "Gostaria de agradecer à minha parceira de trabalho e projeto, professora Elizangela, e a toda equipe da Unidade Escolar, pois sem eles não teria como realizar esse projeto “Rota da Leitura”. Tenho consciência de que todos têm um papel fundamental neste evento. Foi uma entrega muito linda, e dizer que me sinto honrada em trabalhar num lugar tão querido e com alunos tão especiais", agradece. 

Já o diretor Sérgio Amorim Matos diz que o projeto aproximou os profissionais dos estudantes. "O projeto rota da leitura veio em boa hora e me deixou super animado, pois estamos em meio à pandemia. Estávamos distantes dos nossos alunos presencialmente, mas a rota da leitura nos aproximou dos nossos alunos através de cada entrega dos livros, através do baú que tem um grande significado de dentro do projeto e para nós servidores", conta. 

Diretor Sérgio Amorim entregando certificado a estudante 

Segundo ele, a rota da leitura que também é uma rota de alegria e de conhecimento, é uma rota de vida e de esperança. "Pois é isso que a leitura é em nossas vidas. Sou muito grato pelas professoras Elizangela e Milena Aguiar, por apresentar para a minha gestão um projeto tão grande e maravilhoso feito esse e que deixou marcado a vida de cada aluno e de cada família. Pois como disse Paulo Freire: não se pode falar de educação sem amor e amor é o combustível que nos move a família Escola Estadual Brasil", avalia. 

 

Acolhida

A estudante Érika Lorrane Barros, da 3ª Série, confirma o sucesso do projeto. Segundo conta, deu para sentir o carinho dos profissionais da educação. "O dia de ontem foi um dia que marcou esse ano pra mim! Não é que a data dia das crianças me alegra muito, mas sim porque eu senti de novo o carinho das pessoas que estavam presentes. Já faz 2 anos que eu não frequento uma escola, e o fato de poder ver a equipe reunida, fazendo uma ação tão linda como essa, então sim eu achei inesquecível", afirma. 

Encerrando sua etapa de estudo no ensino médio, Érika diz que mesmo diante das inúmeras dificuldades, os professores fazem o possível para acolher os estudantes. "Fiz uma apresentação que em seguida me emocionei, pois possivelmente será minha última como aluna da escola. Encerrarei minha etapa com a visão de que os professores, organizadores deram seu melhor para que todos os presentes se sentissem acolhidos. Posso garantir que sim, eles sentiram!", frisa.