Esportes

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

Teve inicio nesse domingo, 17, o 1º Jogos Internos das Escolinhas Comunitárias de Esportes, da secretaria municipal de esporte e lazer de Porto Nacional, em parceria com o Sesi, contando com mais de 400 crianças e jovens, de idades entre 07 e 17 anos inscritos. O torneio está sendo realizado no Centro Olímpico da cidade, onde os participantes disputam quatro modalidades esportivas, sendo: futebol, corrida de revezamento 4x400 e 4x100, natação e torneio de abdominal. Todas as modalidades são mistas, onde homens e mulheres disputam juntos.

A modalidade de futebol envolve quatro escolinhas esportivas que são: Juventus, do Setor Novo Planalto; Associação de Cabos e Soldados, Setor Nova Capital; Associação dos amigos da saúde, Setor Jardim Querido e do Jardim Municipal. As partidas de futebol serão realizadas ao longo de quatro finais de semana com 26 equipes disputando nas categorias sub 7, 9, 11, 13, 15 e 17.

Já a corrida de revezamento 4x400 e 4x100, a natação e o torneio de abdominal, serão disputadas no dia 14 de novembro, data em que se encerrará a 1ª edição dos Jogos Internos das Escolinhas Comunitárias.

De acordo com o secretário municipal de esportes, Capitão Diógenes Gonçalves, “para a realização das próximas edições a secretaria municipal de esportes e lazer buscará novos parceiros para realizar jogos em outros campos e contemplar mais crianças e adolescentes”, pontua. 

Capitão Diógenes disse ainda que a ideia é ampliar as atividades esportivas para esse público com a realização de um “torneio municipal, envolvendo outras escolinhas particulares e demais que desejem se inscrever”, para o secretário o objetivo é promover o esporte, incentivar e atrair as crianças para as escolinhas esportivas do município. “Hoje temos mais de 450 alunos só em Porto Nacional e queremos aumentar esse número para 1.000 a 1.500 para contemplar também os Distritos.

Depoimentos

Flávia Alessandra participa dos jogos na modalidade futebol e elogiou a iniciativa. “Eu acho excelente essa ideia de disputas com equipe mista, antes não tínhamos oportunidade de jogar. Mesmo tendo que participar junto com os meninos, já fico bem feliz e realizada”, frisou.

Luciana Vieira acompanhou a manhã de disputas para dar apoio ao filho e ressaltou que “é muito importante acompanhar nossos filhos para dar uma força, vibrar junto e incentivar para que não fiquem só presos dentro de casa e se interessem em praticar esportes. Quando era mais nova eu também jogava, então assistir o meu filho em campo me emociona muito”, declarou. 

Além de pais e mães que prestigiaram o evento, também tinham vovôs acompanhando e torcendo pelos netos. José Manduca não escondeu a euforia em ver os netos jogarem, ele agradeceu aos responsáveis pela realização do torneio “por essa grande ação que estão realizando em Porto Nacional para as crianças”. Segundo Manduca, “o Centro Olímpico está revitalizado e agora o esporte pode ser colocado em prática. Eu estou muito feliz por ter meus netos participando desse torneio”, ressaltou. 

Nilson Martins, popularmente conhecido como Nilsão, é uma figura conhecida no ambiente esportivo portuense, ele esteve presente ao evento e parabenizou a organização do evento. “Parabenizo a prefeitura municipal e a secretaria de esportes em nome do secretário, Capitão Diógenes Gonçalves, pois está tudo muito organizado e bem planejado. É disso que o município precisa investir em esporte para nossas crianças”, comentou.

Samilly Vitória aproveitou a ocasião para vender seus produtos e ganhar dinheiro extra, comprovando que esses eventos além de fomentar o esporte, impulsionam a economia local. “É essencial que esses eventos ocorram, nos ajuda demais. A pandemia deixou tudo muito difícil, mas estou feliz que as coisas estão começando a voltar à normalidade. Eu consegui vender todos os geladinhos que trouxe, vou para casa feliz”, explicou.