A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recebeu três Certificados de Participação e Contribuição no Mapeamento das Iniciativas de Promoção de Leitura e Formação de Leitores no País, documentos que fazem referência à pesquisa nacional “O Brasil que lê”. A Instituição participou da edição 2020/2021 com os projetos “Biblioteca itinerante”; “Remição pela leitura”; e “Leitura: espaço de liberdade”; sendo todos eles aplicados em contextos defensoriais.
Responsável por inserir a DPE-TO na pesquisa, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro afirma que quando teve notícias da “O Brasil que lê”, viu uma oportunidade ímpar para que os projetos de leitura da Instituição fossem encaminhados e contemplados com o Selo da Cátedra Unesco de Leitura. “Fico muito feliz com o resultado e relembro que a leitura, enquanto interação com o mundo é um ato de sensibilidade capaz de mudar horizontes”, reforça a diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), que supervisiona o projeto “Leitura: espaço de liberdade”.
Supervisora dos projetos “Biblioteca itinerante” e “Remição pela leitura”, a defensora pública Mônica Prudente Cançado destaca que não há outra forma de qualificar o ser humano que não pela leitura; e que, por este motivo, os três projetos da DPE-TO certificados rompem barreiras, acessando o cidadão em um momento de vulnerabilidade, sendo, por isso, tão empoderadores. “Os livros ainda são a forma mais barata e rápida de acesso à informação de qualidade”, conclui a defensora.
A pesquisa
Uma iniciativa conjunta do Instituto Itaú Cultural, do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e da JCastilho Consultoria, a pesquisa “O Brasil que lê”, conforme divulgado pelos realizadores, tem como objetivo dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura e apoiando práticas inovadoras que objetivam a formação continuada de leitores no País.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, mais de mil projetos foram inscritos e todas as ações reconhecidas a partir da certificação serão divulgadas, conjuntamente, o que vai formalizar tanto o mapeamento histórico, geográfico e social dessas iniciativas, quanto, também, o levantamento sobre práticas, perfis de mediadores e uso de tecnologias de informação e comunicação em promoção de leitura.
Projetos da DPE-TO
A “Biblioteca itinerante” é supervisionado pela defensora pública Mônica Cançado e gerenciado pela pedagoga Elizete Soares da Silva. Por meio dele, lançado em 2017 para ser executado na brinquedoteca do Núcleo Regional de Gurupi da DPE-TO, o projeto incentiva a leitura das crianças que acompanham os responsáveis em atendimentos na Instituição.
Também sob supervisão da defensora Mônica Cançado, e gerenciado pela analista Ivone Sousa Carvalho Viana, o “Remição pela leitura” foi proposto em 2016, sendo executado no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Gurupi. Devido ao sucesso apresentado no relatório final da ação, isto a partir da contemplação de 95 reeducandos beneficiados por ela, o projeto manteve-se ativo no Núcleo Regional do município, sendo ele resultado da parceria entre a DPE-TO, o Poder Judiciário e o Ministério Público do Tocantins (MPTO).
Supervisionado pela defensora pública Téssia Carneiro e gerenciado pela servidora Caroline Negreiros de Araújo, o “Leitura: espaço de liberdade” promoveu melhorias estruturais na biblioteca da Escola Estadual Castro Alves, ampliando o catálogo de obras para consulta na unidade, a qual além dos alunos regulares do município de Santa Fé do Araguaia atende, também, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Internação Provisória (Ceip Norte) do município. Este projeto foi protocolado em 2019 e conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Araguaína, tendo sido executado a partir da anuência da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Araguaína.