Os taxistas de Gurupi devem ficar atentos, pois precisam realizar a vistoria e aferição dos taxímetros dos veículos. A Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), está convocando os permissionários de táxi da cidade para fazerem o procedimento a partir dessa terça-feira, 19.
O edital de convocação foi publicado no diário oficial da última sexta-feira e traz os detalhes. Os taxistas devem comparecer na Avenida Francisco Orellana, mesmo local da pista de teste de instalação dos taxímetros, que fica na Av. Paralela a BR-153, sentido Norte/Sul, próximo à BRK Ambiental.
O atendimento acontecerá na terça-feira, 19, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Já nos dias 20 e 21, as aferições serão realizadas apenas pela manhã, das 08h às 12h, no mesmo local. Os permissionários deverão levar os documentos pessoais e de circulação dos respectivos veículos já cadastrados previamente junto ao órgão competente.
A AMTT ressalta que para que os permissionários de táxi possam exercer com legalidade a sua atuação profissional, é fundamental que os taxistas estejam com a documentação e o veículo de acordo com o que determina a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Uma delas é que os taxímetros, instrumentos de medição instalados nos táxis, devem obrigatoriamente passar por aferição anual.
Além da AMTT, também estão envolvidos nesta ação o Ministério Público Estadual, o Procon, a Polícia Militar e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO).
A AMTT está fiscalizando permanentemente e buscando eliminar os serviços clandestinos na cidade e com todas essas ações os usuários vão receber serviços de maior qualidade. A verificação é de suma importância tanto para o permissionário, como para o usuário. “Precisamos do empenho dos taxistas nessa Regularização, eliminando assim os serviços clandestinos e melhorando os serviços aos usuários e com preço justo a ambas as partes", disse o presidente da AMTT, Sargento Jenilson”.
Para transitarem, os táxis devem estar com o taxímetro lacrado e com o selo de verificação do Inmetro. Os usuários de táxi devem estar atentos ao local de instalação do taxímetro - local visível e sem empecilhos que possam atrapalhar a visualização das marcações.