Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) deu entrada na Assembleia Legislativa do Tocantins, na tarde desta terça-feira, 19, em um requerimento, em regime de urgência, cobrando que a empresa BRK Ambiental e a Agência Tocantinense de Regulação (ATR) apresentem as eventuais justificativas e forneçam as devidas explicações sobre o reajuste da tarifa cobrada para coletar, tratar, distribuir e dar manutenção nos serviços de água no Estado do Tocantins. Segundo a resolução publicada os reajustes podem ultrapassar os 21% e já estão previstos para entrar em vigor no mês de novembro.

Segundo Ayres, é necessário que a população do Tocantins tenha explicações de como se chegou a esse aumento “exorbitante”. O parlamentar ainda acrescentou que teme pelo impacto desse reajuste no orçamento das famílias tocantinenses, principalmente em um momento financeiro tão complexo pelo qual estamos passando. “A nossa população não aguenta mais pagar uma conta cara, de um serviço que muitas vezes ainda deixa a desejar, para não dizer ineficiente. Reajuste que ainda vem um momento crítico, onde todos lutam para se reestruturar passado os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19”, ressaltou.

Transparência

O deputado ainda questionou que falta transparência para a população sobre a composição tarifária da BRK Ambiental e de como se chegou a esse percentual de reajuste. “A BRK Ambiental é concessionária de um serviço público essencial, o mínimo que ele deve fazer é prestar contas para a população tocantinense”, concluiu.