Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A tecnologia do biodigestor sertanejo é simples, de fácil manuseio, econômico e adaptado para ser instalado no campo. Neste sentido, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), enviou uma equipe técnica nos dias 11 a 17 de outubro ao estado de Pernambuco, região Nordeste do país, para buscar conhecimento, visando à implantação da tecnologia do biodigestor sertanejo no Tocantins.

No Estado nordestino, os técnicos visitaram as tecnologias da Diaconia (órgão não governamental de combate e enfretamento a miséria e fome no semiárido do Nordeste) para conhecer os projetos de biodigestor sertanejo e outras tecnologias renováveis no sertão pernambucano. A ação faz parte de convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a Seagro.

Transferência

De acordo com o Tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, a equipe esteve uma semana, em Pernambuco, no intuito para aprimorar conhecimento na produção de energias limpas, em especial o biodigestor, visando repassar para a agricultura familiar.

“Agora a intenção é replicar estas tecnologias no Estado. Para tanto, estamos articulando a vinda dos técnicos da Diaconia de Pernambuco para instalar uma unidade modelo do biodigestor sertanejo, numa propriedade no Tocantins”, disse.

Biodigestor

O biodigestor é uma tecnologia social que produz biogás a partir de esterco animal, o qual é utilizado em fogões para a preparação da alimentação familiar. Tem grande relevância devido a sua simplicidade de manutenção e manejo, baixo custo econômico de instalação, substituição do gás butano pelo biogás, redução de emissão de gás metano e produção de adubo orgânico e biofertilizante. Ele gera autossuficiência energética das famílias para a preparação de sua alimentação.