Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando à geração de trabalho e renda na capacitação de pessoas das comunidades rurais, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) acompanhou na manhã de quinta-feira, 24, uma oficina de construção de um Biodigestor Sertanejo, na região serrana da Capital. A oficina é resultado do convênio celebrado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Termo de Cooperação Técnica com Diaconia ATC-Aliança, organização não governamental que trabalha na promoção e defesa de direitos humanos no Semiárido da região Nordeste.

A oficina para a construção do primeiro Biodigestor está sendo realizada na Fazenda Buritizal, distrito de Taquaruçu, zona Rural de Palmas.  Uma equipe da Seagro foi até o local acompanhar e participar do processo de construção. Participaram da oficina o secretário da pasta, Jaime Café, o superintendente federal da Agricultura, Rodrigo Guerra, o secretário Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), Major Negreiros, uma equipe de técnicos da Seagro, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, a iniciativa é uma oportunidade de ofertar “um projeto sustentável que vai poder transformar um ativo sem uso em energia e biofertilizante. Precisamos irradiar projetos como esse e em parceria. Estamos em um ambiente altamente inspirador, trabalhando em parceria com vários órgãos. Aqui temos um exemplo e que vai inspirar com certeza outras pessoas que residem na zona rural. Agradeço a fazenda por disponibilizar o espaço e a todos os colaboradores”, afirma o secretário.

Para Ariana Pereira, produtora rural onde a oficina está sendo realizada, “há algum tempo a gente já vinha pensando a respeito do Biodigestor, não apenas pela questão financeira, mas a nossa maior preocupação hoje é a adubação hidrogenada, com essa construção, além do gás produzido, nós poderemos contar com o biofertilizante, pois ele representa uma autossuficiência, não só com relação fertilidade, mas principalmente com a restauração estrutural do solo que o biofertilizante proporciona. E nessa perspectiva as portas se abriram, e com esse projeto e essa parceria com a Seagro e outras entidades, nós estamos dando esse passo tão importante em nossa propriedade”, explica a produtora.

Sobre o Biodigestor

O biodigestor é uma tecnologia que gera o biogás, a partir do esterco dos animais. Ele é composto por três partes: Caixa de Carga, Tanque de Fermentação, onde também fica a Câmara de Armazenamento de biogás e a Caixa de Descarga. Na Caixa de Carga são colocados os excrementos de bovinos, suínos, caprinos e/ou aves misturados com água, os quais abastecem o Tanque de Fermentação onde é produzido e armazenado o biogás. Já na Caixa de Descarga é eliminado um produto líquido que é o biofertilizante, que misturado a água pode ser usado na plantação como adubação foliar. Ele também produz o adubo, esterco curtido, que pode ser colocado no solo para melhorar a sua fertilidade. Com o uso dessa tecnologia a atividade de cozinhar tornou-se mais fácil e econômica. Com o biogás gerado pelo biodigestor se economiza todo o gás necessário para preparar os alimentos, o que significa uma economia mensal em torno de 10% do salário-mínimo, já que não se compra mais um botijão e meio de gás por mês.