Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nessa segunda-feira, 18, representando o Governo do Tocantins, da abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF), em Belém-PA. A solenidade de abertura foi realizada no Galpão 3 da Estação das Docas e as programações do evento seguem até quarta-feira, 20.

Com o objetivo de promover o encontro de lideranças de diversas nações para debater sobre a temática da Bioeconomia, o evento contou com a presença de diretores do Fórum Mundial de Bioeconomia, do governador anfitrião, Helder Barbalho, dos demais governadores e representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, e de representantes de organizações patrocinadoras. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, também prestigiou o evento, de forma online.

O vice-governador Wanderlei Barbosa considera que a realização do evento no Pará fortalece ainda mais os estados da Amazônia Legal, principalmente em razão do tema da bioeconomia, que sinaliza um caminho viável para o crescimento e desenvolvimento sustentável da região. “Fico feliz em poder trazer o Tocantins para um Fórum de tamanha relevância para a proteção de nossas florestas, com soluções baseadas na natureza e na economia verde de biodiversidade”, ressaltou.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Miyuki Hyashida, que estava acompanhando Wanderlei Barbosa, pontuou sobre a importância da inclusão das comunidades tradicionais nos projetos de bioeconomia. “Evento muito importante para que possamos repensar a maneira de produzir com sustentabilidade, preservar, incluir pequenos e médios produtores, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, e ser economicamente gratificado, por ter produtos regionais da nossa terra valorizados no mercado nacional e internacional”, destacou.

A agenda oficial em Belém incluiu, ainda, a participação do vice-governador do Tocantins no painel Bio Summit Amazônia 2021; e no 24º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que este ano abordou o tema da Bioeconomia no Contexto da Agenda Comum dos Estados Amazônicos.

Os participantes do encontro discutiram estratégias para implementação de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Além disso, foi anunciado o Acordo de Cooperação que visa o aporte de recursos para execução do projeto de fortalecimento de Cadeias Produtivas da Bioeconomia e parcerias entre os nove estados consorciados a serem celebradas com a Cooperação Alemã-GIZ e EmergentCoalizão Leaf, provavelmente durante a COP-26, no dia 6 de novembro.

Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de debater os meios econômicos para a sobrevivência das riquezas das diversidades amazônicas.  “Trocando experiências, nós vamos crescer sem diminuir o tamanho do meio ambiente. Sabemos que o setor produtivo avança e o Tocantins que é um estado novo, vem tendo todo o cuidado de produzir sem matar, tanto a natureza, as nossas matas e rios, a exemplo de nossas bacias, onde o Governo realizou importantes recuperações. Temos também que aumentar a produção de nossas áreas abertas com tecnologia avançada, sintonizados com os governadores da Amazônia e do Brasil”, ressaltou.

Ao final do encontro, os nove estados assinaram uma carta de compromisso coletivo onde o principal objetivo é a busca de parcerias que valorizem e alavanquem as cadeias produtivas locais, assegurando, com isso, a geração de emprego e renda para milhões de brasileiros.