Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O espetáculo teatral O Antiquário Frankl foi sucesso na temporada de estreia, no Teatro Fernanda Montenegro, em 2019. Ele está de volta, porém, com uma adaptação especial para o cinema. No formato cine teatro, a exibição de estreia será nessa sexta-feira, 22, às 19 horas, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. 

O projeto O Antiquário Frankl é uma realização da Cia Cenaberta, foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc Tocantins, Governo do Tocantins, por meio Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

De acordo com o ator e produtor Executivo, Kaká Nogueira, a produção é atemporal e sem um território definido, contudo, a montagem foi referenciada na cultura histórica do Tocantins e Região Norte, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante. “O Antiquário Frankl possui um cenário riquíssimo que remete a um antiquário desativado, traz uma diversa caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas”, afirma o artista.

Na sinopse, um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de O Antiquário Frankl, que trata de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Ou pode ser esse um jogo mortal? A direção cênica é do ator e humorista Paulo Vieira e a classificação etária é de 14 anos.

São previstas ainda uma série de ações para democratizar o acesso ao espetáculo e a formação de plateia, como a exibição de dez sessões online e oficinas de capacitação em artes cênicas voltadas para artistas da Capital e interior do Tocantins. Como a entrada será franca, a Cenaberta receberá doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídos aos artistas em situação de vulnerabilidade social.

“O projeto propõe uma reflexão sobre os conflitos humanos, além de contribuir para formação de plateia, desenvolve uma ação social com arrecadação de alimentos para atender aos artistas com dificuldades financeiras”, destacou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

Serão abertas 25 vagas para o público em geral e as vagas restantes são destinadas aos profissionais/estudantes das áreas de psiquiatria, psicologia e afins.