Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: José Matheus

O Campeonato Estadual de Judô, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes  (Seduc), em parceria com a Federação de Judô do Estado do Tocantins, reuniu competidores em Palmas, nesse sábado, 23.

A competição aconteceu na Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins (ACBNT), com cerca de 80 atletas de Palmas e Araguaína, disputando 92 categorias.

De acordo com o vice-presidente da Federação, Celso Galdino de Araújo, o campeonato marca o retorno das atividades após 1 ano e 10 meses. "Ficamos um longo período sem competir e agora temos a oportunidade de retornar, ainda que com os devidos cuidados sanitários. A parceria com a Superintendência de Esportes da Seduc foi importante para esse evento e para os novos incentivos que estão por vir para garantir que o Judô chegue a outros municípios do Estado", apontou.

O superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Seduc, Clay Rios, também falou sobre a importância de incentivos na modalidade esportiva. "Sabemos da necessidade de retornarmos com as atividades esportivas e formalizar parcerias com as federações é uma forma de promover ainda mais as competições. Nosso planejamento é que outros municípios do Tocantins também possam sediar esse campeonato posteriormente, e estamos trabalhando para isso".

Medalhistas

Diego Gomes, de 14 anos, foi medalhista de ouro na categoria sub-15. O atleta será representante do Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros, após participar dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). "Estou muito feliz com o meu desempenho no campeonato, ainda mais faltando poucos dias para os Jogos Escolares Brasileiros, isso me motiva", afirmou.

Na categoria sub-18, Raimundo Araújo ficou em 1º lugar. "Eu faço Judô há 10 anos e para mim é importante vencer após muito tempo sem um campeonato, por conta da pandemia".