Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Cerca de 350 crianças e adolescentes participaram das competições

Cerca de 350 crianças e adolescentes participaram das competições Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios Cerca de 350 crianças e adolescentes participaram das competições Cerca de 350 crianças e adolescentes participaram das competições

As atividades da Escolinha de Futebol Nilton Santos, referentes ao ano de 2021, foram encerradas nesse sábado, 11, com um amistoso entre cerca de 350 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, que é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

As competições ocorreram por categorias: Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-17. Na escolinha, ao longo do ano, são ofertadas aulas gratuitas de futebol a estudantes de escolas públicas, atendidos em turmas nos períodos matutino e vespertino. Cada aluno participa das atividades duas vezes por semana, orientados por professores de educação física.

O superintendente de Esporte, Juventude e Lazer, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Clay Rios, apontou que, mais do que ofertar formação esportiva, a Escolinha de Futebol gera novas perspectivas para os estudantes. "São atendidas crianças e jovens que aprender a lidar com as frustrações, com as conquistas, que saem das ruas, que passam a enxergar novos caminhos para suas vidas", ressaltou. 

A horticultora Maria de Jesus Pereira, que tem o filho Carlos André Pereira de Oliveira (11 anos) na escolinha, destacou como a participação do filho nas atividades tem contribuído para a formação dele. "É um momento muito importante, esses dois dias que ele participa das atividades, pois além de se exercitar, interage com os colegas. Vejo que faz muito bem para a saúde e ajuda ele a ter objetivos", pontuou. 

Kawan Carneiro de Sousa, 12 anos, participa das atividades da escolinha desde 2019, ele fala de como se sente participando dos treinos. "O que mais gosto aqui é de participar dos jogos e das amizades que a gente faz. Aprendi várias coisas, a respeitar os colegas, a manter a concentração no treino. Vir para cá é minha maior diversão, já fico esperando as quartas e sexta-feiras, que são os dias que eu treino. Se eu pudesse, eu vinha mais vezes, para aprender mais coisas sobre o futebol e por causa da diversão", afirmou. 

Já Ludmilla Morroni de Oliveira Sousa, 15, anos, entrou na Escolinha Nilton Santos este ano e não demorou criar gosto pelos jogos "É muito bom participar dos treinos e aprender cada dia mais. Eu gosto muito de futebol e aqui foi uma oportunidade para eu me aperfeiçoar no esporte. A escolinha é tudo para a nossa comunidade, alimenta os nossos sonhos, gera oportunidades de crescermos no esporte", ressaltou.