Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

O artesanato tocantinense se diferencia pela matéria-prima única e diversificada e a exclusividade das peças produzidas pelos artesãos do estado. Nesse sentido, visando proporcionar mais visibilidade e valorização desses trabalhos e profissionais, o governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), marca presença no 14º Salão do Artesanato Brasileiro – Raízes Brasileiras. O evento ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, na Arena de eventos do Pátio Brasil Shopping. Brasília/DF. A mostra ficará aberta à visitação do público das 10h às 22h, com entrada franca.

O 14º Salão do Artesanato vai apresentar o trabalho dos artesãos tocantinense selecionados regionalmente por meio do PAB - Programa do Artesanato Brasileiro. Os quatro artesãos individuais e as quatro entidades representativas, já se encontram em Brasília, onde apresentarão ao público o artesanato produzido a partir de sementes, madeira, fibra e resina, pele de animal, casas, cerâmica, dentre outros.

No evento, o superintendente de Cultura da Adetuc, Relmivam Milhomem, estará representando o presidente da pasta. Ele destacou a importância da participação do Estado no Salão do Artesanato. “O Salão contribui potencializar a divulgação do nosso rico artesanato, garantindo aproximação do artesão com o mercado”, destacou.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o evento é uma grande oportunidade de divulgar a produção artesanal tocantinense. “O governo do Tocantins incentiva os artesãos e se empenha para que o artesanato tocantinense ganhe cada vez mais espaço no mercado, o que garante ainda a geração de renda e valorização dos profissionais”, considerou.

Rodada de Negócio

Pela primeira vez no Salão de Artesanato, será realizada uma Rodada de Negócios no âmbito da mostra, durante todos os dias da programação. A Rodada receberá lojistas presencialmente, seguindo o modelo de visita livre aos estandes, mas também haverá a possibilidade de negociação com lojistas de forma virtual.

O evento tem o patrocínio do Sebrae e do BRB, conta com o apoio Institucional do Programa do Artesanato Brasileiro/ Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – Sepec/Ministério da Economia.