Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Gurupi, em comemoração ao Dia de combate à malária nas Américas, realizará nessa quinta-feira, 28, uma série de atividades educativas e preventivas.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles, não é contagiosa.

Entre as atividades acontecerão: palestras educativas, nas UBSs Rosendo e Pedroso, a partir das 08 horas; Entrega de esquemas recomendados para o Tratamento da malária não complicado no Brasil; entre outras ações.

Segundo Daniela de Araújo, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, os sintomas mais comuns da malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Ela explica ainda que muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Ainda de acordo com Daniela, as gestantes, as crianças e as pessoas infectadas pela primeira vez estão sujeitas a maior gravidade da doença, principalmente por infecções.

“É importante levar a informação às pessoas sobre a prevenção da doença e também sobre o tratamento, que oferecido na rede pública de saúde”, destacou.

Em Gurupi, os testes rápidos para o diagnóstico da malária estão disponíveis na Policlínica; e na Farmácia Central do Município é ofertada a medicação para o tratamento da doença.