Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Fábio Almeida

Foto: Fábio Almeida

Parte da delegação do Tocantins desembarcou nesta quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro (RJ) para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021. Os demais integrantes chegam nesta sexta-feira, 29. Ao todo, são 259 representantes do Tocantins, em 16 modalidades, na maior competição escolar do Brasil.

Os estudantes/atletas de unidades escolares do Tocantins foram classificados durante as disputas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), na categoria 12 a 14 anos, que neste ano chegaram à trigésima edição. O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O superintendente de Esportes, Juventude e Lazer da Seduc, Clay Rios, que também é chefe da delegação do Tocantins, falou da expectativa e da confiança nos participantes. "Assim como aconteceu nos Jets, eu acredito que nossos estudantes, mesmo tendo enfrentado algumas adversidades devido à pandemia, farão bonito nessa competição e vão voltar para casa com muitas medalhas, mas também com a certeza de que o esporte pode mudar suas vidas".

A estudante/atleta Marina Araújo Marques, 11 anos, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis, participa pela primeira vez dos Jogos Escolares Brasileiros e pratica a modalidade tênis de mesa. "Fui campeã regional e estadual e estou muito feliz em poder participar dos jogos, treino todos os dias e tenho muito apoio da minha família, professores e de toda a minha escola", afirmou.

Outro que não esconde a alegria em participar dos JEBs é o estudante/atleta Victor Manoel Oliveira, 14 anos, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, de Nova Rosalândia, ele disputará na modalidade arremesso de peso. "Participar dessa competição é algo muito novo para mim, me esforcei bastante e, com a ajuda dos meus professores, estou aqui hoje para conquistar uma medalha", ressaltou.

Os JEBs serão realizados de 29 de outubro, a 5 de novembro e são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).