Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Ponte Alta do Bom Jesus (PABJ) realizou nessa quarta-feira, 27, curso de capacitação de pequenos produtores rurais, com o objetivo de promover o diálogo para potencializar a articulação entre entidades executoras e agricultores familiares. O curso aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de representantes de várias cidades. 

As entidades executoras, segundo o prefeito José Luciano, são o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Secretarias Municipais de Educação.

O gestor participou do curso e, segundo ele, foi uma oportunidade de elucidar dúvidas. "O evento foi para apresentar aos pequenos produtores e também para a gente da administração pública a importância do PNAE e foi um momento que essas cidades que vieram e as secretarias da Educação, tiveram a oportunidade de manter o contato com a nutricionista, a Caroline, que explanou sobre a forma correta de você trabalhar com os produtores a compra dos alimentos e para o próprio produtor rural se preparar para estar vendendo", afirma. 

De acordo com o gestor, PABJ deseja aumentar de 30 para 70% a compra de produtos de pequenos agricultores. "De tudo que as prefeituras compram para a alimentação escolar, obrigatoriamente, 30% tem que ser do agricultor familiar, do pequeno agricultor. Queremos chegar num índice muito maior do que isso, queremos comprar 70% porque o pequeno produtor vai estar vendendo para a merenda escolar um produto orgânico, com qualidade, sem utilizar defensivos, sem utilizar veneno", defende. 

O curso foi na câmara municipal e contou com várias cidades participantes: Novo Jardim, Arraias, Cariri, Palmeirópolis, Combinado e Taguatinga. 

As responsáveis por ministrar o curso, foram: Caroline Roberta Freitas Pires, professora de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e sub-coordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) e Carolina Abreu Leitão, nutricionista e monitora Cecane. "Os profissionais da UFT fizeram essa mostra, a nutricionista mostrou tudo o que há de novo sobre a compra de merenda escolar e os municípios participantes, secretários de Educação, pequenos produtores tiveram essa oportunidade de ter o contato com as novas diretrizes da compra da alimentação escolar através do Pnae", avalia o prefeito José Luciano.