Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mateus Oliveira

A atual campeã olímpica de maratona aquática, Ana Marcela Cunha e o técnico Fernando Possenti, participaram do I Campeonato e Festival de Maratona Aquática, realizado na Praia do Segredo, em Lajeado, neste domingo, 31. O evento foi realizado pela Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Mais de 200 atletas participaram da competição.

A medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Japão, veio ao Tocantins a convite da Faeto. Além da prova em Lajeado, Ana Marcela ainda ministrou clínica, no sábado, 30, aos nadadores inscritos no campeonato, com aulas teóricas e práticas na piscina do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade II.

Muito à vontade durante o evento, Ana Marcela atendeu aos fãs com carinho: tirou fotos, distribuiu autógrafos, conversou com os atletas e entregou medalhas aos vencedores da prova. "Estou muito feliz de estar aqui e compartilhar a realidade de atleta, que não é fácil. Vejo esses jovens, promessas da natação, que vão passar por altos e baixos, vão ganhar várias provas e vão perder também, mas a gente precisa entender que perder também faz parte do processo de tudo que a gente constrói. Fiquei de fora de Jogos Olímpicos, fui para outros jogos e não ganhei medalha. Passei por várias provas até conquistar o ouro. O atleta tem que entender que essa evolução faz parte da vida", foi a mensagem deixada pela campeã aos nadadores tocantinenses.

A campeã olímpica também destacou o apoio do Governo do Tocantins na promoção do evento. "A gente sabe o quanto é difícil realizar eventos esportivos e ver a iniciativa privada e, principalmente, a pública apoiando é muito gratificante porque o esporte é também educação. Se a gente consegue investir de alguma forma no esporte ele ajuda tanto quanto a sala de aula. O esporte dá disciplina, educa. É muito importante esse entendimento, que o esporte pode ajudar muito na saúde e no bem-estar como nesse momento, com uma prova num lugar bonito e seguro", ressaltou.

A cadeirante Maria Flávia, que também participou da competição, ficou emocionada ao ver a campeã olímpica. “Ana Marcela é uma inspiração para mim. Fiquei muito feliz de encontrá-la aqui, tirei foto, abracei”, contou a paratleta que é uma das representantes do Tocantins, nas Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em São Paulo, de 22 a 27 de novembro deste ano.

Maratona Aquática

Durante o evento foram disputadas provas de 3 quilômetros, 1,5 km e 500m, além dos 200m, 100m, 50m e 25m, pelo Festival Kids.

Giovanna Lacerda e Mikael de Godoy foram os campeões na prova dos 3km, no feminino e masculino, respectivamente. Na disputa de 1,5 km venceram Maria Gabriella Brito e Luís Henrique Ferreira. Já nos 500 metros os primeiros colocados foram Lucas Veloso e Susan Yano.

Acostumado a nadar em piscina, Luís Henrique, da cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), ficou satisfeito com a competição no lago. “A prova foi muito difícil no começo, mas eu estava muito ansioso para vencer e na metade da disputa senti que dava para chegar na frente. Essa é a segunda vez que nado em lago. Muito feliz com o resultado e as condições da prova”, frisou.

O presidente da Faeto, Luiz, destacou a importância das parcerias para a realização da prova. "Sem a parceria do Governo do Tocantins seria impossível realizar uma prova com uma estrutura dessa e que tem custo alto. A vinda da Ana Marcela é importante para a valorização do esporte e incentivo aos atletas. Eles ficaram eufóricos em nadar na presença da campeã olímpica”, frisou.