Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

A equipe da Adetuc também visitou pontos turísticos da cidade e realizou o diagnóstico em quatro aldeias indígenas

A equipe da Adetuc também visitou pontos turísticos da cidade e realizou o diagnóstico em quatro aldeias indígenas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A equipe da Adetuc também visitou pontos turísticos da cidade e realizou o diagnóstico em quatro aldeias indígenas A equipe da Adetuc também visitou pontos turísticos da cidade e realizou o diagnóstico em quatro aldeias indígenas

O município de Sandolândia, localizado a 420 km de Palmas, recebeu durante esta semana, a equipe da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), para dar início ao processo de construção do Inventário da Oferta Turística.

Parte das medidas de ordenamento e implementação das políticas de fortalecimento do turismo em todo o Estado, a inventariação executada pelo Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo com o objetivo de criar um instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística em todas as regiões turísticas tocantinenses.

Ao receber a equipe da inventariação, o prefeito de Radilson Lima, destacou a parceria com o Governo do Estado para o fortalecimento do turismo. “Estamos tendo uma boa abertura com a Adetuc, que vem realizando um trabalho de maior amplitude junto ao nosso Município.  Sabemos da potencialidade que temos e da força do ordenamento para gerar mais emprego e renda à nossa gente”, frisou.

Durante o processo de coleta de dados, os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo foram capacitados para inserção de informações na Plataforma Integrada de Turismo (PIT). Houve ainda repasse de informações à diretoria do Conselho Municipal de Turismo sobre o Mapa do Turismo e orientações sobre a respeito do Cadastur.

A equipe da Adetuc também visitou pontos turísticos da cidade e realizou o diagnóstico em quatro aldeias indígenas, onde participaram da Festa de Aruanã, que acontece até dia 13 de novembro, na Aldeia Barreira Branca de etnia Javaé.

Executado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Inventário da Oferta Turística será levada aos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas, sendo elas Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras Gerais, Serras e Lago e Vale dos Grandes Rios.

De acordo com o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, as informações coletadas farão parte da Plataforma Integrada do Turismo, ferramenta de planejamento e gestão. “Isso permitirá o gerenciamento eletrônico das informações turísticas de todo o estado, além de uma porta de acesso interativa, aos investidores e turistas, com dados detalhados dos atrativos. Desta forma, podemos identificar pontos a serem incentivados e trabalhados, bem como a necessidade de maior ordenamento de alguns roteiros”, completou.