Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gabriela Grammont

As cidades de Gurupi e Paraíso do Tocantins recebem a última etapa da circulação do espetáculo teatral “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho” nesta sexta e sábado, 5 e 6. Com apresentação das atrizes de A Barraca Cia de Artes, o espetáculo oferece performances literárias em homenagem ao poeta referência no Tocantins, José Gomes Sobrinho (in memorian), unindo teatro, música, dança e muita cultura popular. 

O elenco é formado pelas atrizes Cleuda Milhomem, Cinthia Abreu, Iva de Oliveira, Leidiane Martins e Magna Carneiro, que se revezam com cenas que incluem uma composição cênica ator-conceito-linguagem para expor a visão artística de José Gomes Sobrinho. Além da linguagem de cultura popular no teatro de rua, o espetáculo traz uma proposta diferenciada até na execução musical, com instrumentos nada convencionais, como pedaços de telha, azulejo, canos, serrote, martelo, balde com água e pilão, entre outros elementos.

A apresentação em Gurupi acontece nesta sexta-feira, 05, às 20 horas, no Laboratório de Encenação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Já em Paraíso do Tocantins será no sábado, 6, às 19h30, no auditório do Colégio da Polícia Militar – Unidade V.

A circulação inclui apresentações teatrais e oficinas gratuitas. A primeira etapa aconteceu no início da semana e contemplou as cidades de Porto Nacional e Araguaína. A servidora pública Adriana Martins assistiu à apresentação em Araguaína e se disse encantada. “Eu nunca tinha visto uma forma tão diferente de se interpretar poesia, crônicas, a gente mergulha em um universo gostoso e lúdico que a gente se submete a uma variedade incrível de sentimentos, onde a gente se arrepia, se diverte e se emociona”, declarou.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, com apoio do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). “José Gomes Sobrinho deixou um grande legado para a cultural tocantinense, daí a importância desse projeto teatral ser levado para o interior do Estado”, destacou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

Oficina

Em todos os municípios, as atrizes de A Barraca Cia de Artes ministram gratuitamente à comunidade local a oficina “Literatura em Cena”, que vai mostrar técnicas simples para interpretar poemas, crônicas e poesias por meio de diferentes linguagens artísticas. Serão demonstrados e executados com teoria e prática o passo a passo para montagem de esquetes e espetáculos baseados na literatura regional.