Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Os novos membros que passam a compor o Comitê de Bacia do Lago de Palmas (CBHLP) para o triênio 2021/2024 foram eleitos e tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 5, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O comitê empossou ao todo 12 representantes do Poder Público, 12 membros representando os Usuários de Água e outros 12 da Sociedade Civil.

Na ocasião, foi eleita a nova mesa diretora do colegiado, composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário executivo, sendo um representante da Sociedade Civil, um do Poder Público e um dos Usuários de Água. No segmento Poder Público, a Prefeitura de Palmas será representada pelo biólogo Marcelo Grison, escolhido ainda para presidir o comitê. Já a Associação Água Doce representará os Usuários de Água, tendo Libânia Ferreira Bucar eleita como vice-presidente, e o Parque Aquícola Sucupira Bom Peixe, representando a Sociedade Civil, com Marinalva Ferreira Moura escolhida como secretária executiva.

Para o presidente eleito, Marcelo Grison, o que está à frente da sua gestão é unir a sociedade e trabalhar na preservação da água. “O comitê tem um papel importante na unificação dos membros, municípios e entidades, unindo forças para trabalharmos em prol de um bem comum que é a água. Vamos trabalhar na questão da sensibilização da importância da água, dos benefícios e preservação dos recursos”, afirmou o presidente do comitê.

A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, explicou que “o comitê é importante no sentido de gerir o uso da água. Em primeira instância é o comitê que resolve qualquer empreendimento na bacia. Os representantes têm o papel de verificar os impactos de qualquer ação feita na bacia, ou seja, o comitê se torna um braço executor da secretaria”.

O Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago Palmas foi instituído por meio do Decreto nº 4.434 de 07 de novembro de 2011. A bacia abrange uma área de cerca de 20 mil km², cerca de 7% da área do estado, envolvendo 24 municípios.