Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Grupo musical Indá Açú (O Grande Canto)

Grupo musical Indá Açú (O Grande Canto) Foto: Divulgação Sesc/TO

Foto: Divulgação Sesc/TO Grupo musical Indá Açú (O Grande Canto) Grupo musical Indá Açú (O Grande Canto)

Este ano o projeto Sonora Brasil teve seu formato alterado devido a pandemia da covid-19. No lugar das tradicionais apresentações ao vivo, agora o formato será online com as apresentações disponíveis no canal do Youtube. Nos próximos dias o Tocantins vai contar com dois representantes: dia 08 de novembro, às 18h30, acontecerá a apresentação do Grupo Increr com o tema "Povos Originários" e já às 20h, no mesmo dia, será a vez do Grupo Indá Açú mostrar o show “Líricas Femininas”. 

Este ano o projeto apresenta duas temáticas: “Líricas Femininas. A Presença da Mulher na Música Brasileira” e “A Música dos Povos Originários do Brasil”. Mesmo de forma on-line, o Tocantins vai ter representatividade no projeto Sonora Brasil do Sesc, o maior projeto de circulação musical do país. 

O grupo Increr é formado por cantores e cantoras da aldeia Pedra Branca, etnia Krahô, localizada no nordeste do Tocantins, próxima aos municípios de Goiatins e Itacajá, e representado pelo Centro Cultural Kàjre - a associação da aldeia. Os Krahô são um povo Timbira, falante dessa língua, e possui como uma característica forte a potência de sua música, aprendida dos animais, plantas e entidades da natureza. Há vários contextos e formatos em que se cantam, a capela ou com o acompanhamento do maracá. Na apresentação para o Sonora foram selecionadas uma pequena parte desse universo musical, haja vista que várias cantigas só poderiam ser performadas em seus próprios contextos tradicionais. O grupo Increr é formado por Balbino Pacajhê, Martins Zezinho Ihkrehôtàt, Ana Batista Tehtyc, Santa Côhtyc, Izaura Jàtgãj, Maria Cahhykwỳj e Cristina Pryrê. O Grupo Increr vai apresentar o show Povos Originários. 

Grupo musical Increr (Foto: Divulgação Sesc/TO)

O grupo musical Indá Açú (O Grande Canto) nasceu em janeiro de 2021, da fluída união de três vozes de mulheres indígenas cantoras, compositoras e ativistas, para desaguar em um grande canto e levar vida, força e resistência da sabedoria nativa. "Somos a música de muitas águas, o clamor das matas que não vão silenciar. Vozes que compõe uma união de resistência, poesia do saber tradicional e cura. A música é a principal ferramenta sociopolítica e espiritual de transformação/resistência humana e celebração da vida", ressaltam. 

Fazem parte do grupo: Narubia Werreria, etnia Iny, atua hoje como liderança, ativista indígena e ambiental, artista plástica, poeta, palestrante, escritora, cantora e compositora. Thaline Karajá, etnia Iny, cantora e compositora, participante do The Voice Brasil 2020, poeta, ativista indígena e ambiental, maquiadora cinematográfica e atriz. Márcia Kambeba, etnia Kambeba, poeta, palestrante, cantora e compositora, ativista indígena e ambiental, escritora, doutora em literatura, e ouvidora municipal. O trio irá apresentar o show Líricas Femininas.

Os espetáculos estarão disponíveis de forma gratuita para o público. Confira a programação completa em https://bit.ly/3CdunKp.