Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Gabriel Campos

A equipe do Centro de Fauna do Tocantins (Naturatins) recebeu nessa quarta-feira, 10, duas fêmeas da espécie Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), vítimas de maus-tratos na região sul de Palmas. O filhote, ainda em fase de amamentação, estava em companhia da mãe que apresentava vários ferimentos, com indícios de cortes de facão, em estágio avançado de exposição. Apesar de todos os esforços, o animal adulto veio a óbito. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta que agressão ou qualquer outro tipo de maus-tratos aos animais silvestres, configura crime ambiental e está sujeito a penalidades.

“Os animais foram atendidos por uma equipe médica-veterinária parceira do Cefau que atua no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra), onde foram ministrados os procedimentos de avaliação, com exames clínicos, limpeza e sutura dos cortes para tratamento das lesões. O filhote passa bem e foi encaminhado para o Cefau, mas lamentavelmente, apesar de todos os esforços, o exemplar adulto veio a óbito”, relata Gabriel Rocha Freitas de Campos, médico-veterinário responsável pela Clínica do Cefau.

“Os dois exemplares são provenientes de uma entrega voluntária realizada à equipe do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA). As lesões na fêmea adulta que veio a óbito apresentavam um estágio de miíase, que são larvas de moscas, dentro dos cortes ocorridos. Foram identificadas lesões profundas no pescoço, na face, na pata e em todo corpo. Já a fêmea filhote está bem nutrida, não apresenta ferimentos, será mantida na maternidade do Cefau até estar habilitada para o retorno à natureza”, conclui Gabriel Campos.

O médico-veterinário do Cefau, Marco Túlio Filho, reitera que as providências adequadas foram adotadas para o acolhimento do filhote. “Será uma longa trajetória de cuidados e alimentação especial, até que o filhote atinja a idade e condições de saúde adequadas à soltura”, adiantou o médico.

Segundo Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, bióloga e inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, entre janeiro de 2017 a julho de 2021, já foram recebidos no Cefau cerca de 24 indivíduos de Tamanduá-mirim, com histórico de ameaças similares aos dados do ICMBio, sendo boa parte das ocorrências registradas em Palmas-TO, tanto na zona rural quanto urbana. “A crueldade com que essa pequena fêmea agredida com golpes de facão, enquanto carregava seu filhote, não tem justificativa, já que se trata de um animal que não oferece qualquer tipo de ameaça para as pessoas”, comenta a bióloga estarrecida com o episódio.

Tamanduá-mirim

A espécie Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) ocorre nas américas, e no Brasil pode ser encontrado em todos os biomas. É um animal que tem hábito predominantemente noturno e se alimenta de cupins e formigas, se abrigando em ocos de árvores ou tocas naturais. A vida deste pequeno animal, que atinge massa corporal inferior a 7kg e comprimento total entre 47 e 77cm, é constantemente ameaçada por queimadas, ataque de cães, caça, atropelamento em rodovias, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).