Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

Os micro e pequenos negócios no Tocantins geraram 11.804 novos empregos entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com análise realizada pelo Sebrae Tocantins sobre os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência , somente no mês de agosto foram 1.764 novos empregos. Com esses números, o Estado do Tocantins ocupa a 4° posição no ranking dos criadores de novas vagas de emprego da região Norte, no período de janeiro a agosto, e é o 6° estado da região Norte, no ranking referente ao mês de agosto.

No mesmo período, as médias e grandes empresas tiveram um saldo negativo de -421 postos de trabalho no Tocantins. De acordo com o levantamento, os setores que mais contrataram foram os de Serviços, Comércio e Construção Civil, sendo este último também, o setor que mais demitiu. De janeiro a agosto de 2020, foram registrados 2.516 empregos gerados pelas micro e pequenas empresas no Estado.

Ainda sobre o mês de agosto deste ano (2021), as frentes de trabalho geradas no setor de Serviços somam 597; no Comércio, 499 e na Construção Civil foram 324. Esses setores representam juntos 80,50% do total de vagas criadas pelos micro e pequenos negócios no estado do Tocantins. Por outro lado, foram gerados pelos setores de Serviços (125), Indústria de Transformação (47) e Comércio (36) compondo o quadro dos postos de trabalho criados pelas médias e grandes empresas.

No período de janeiro a agosto, os números referentes à quantidade de contratação nesses setores são 4.425, Serviço; no Comércio são 3.416 e 1.900 na Construção Civil. As médias e grandes empresas também criaram novas vagas de emprego e os setores que mais contrataram foram Serviços, 940; Indústria de Transformação, 441 e Comércio 375.