Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

(Foto: Esequias Araújo)

Representando o governador do Estado do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa, o secretário Extraordinário de Ações Estratégicas, Lázaro Botelho, assinou na manhã desta sexta-feira, 12, Ordens de Serviços (OS) que irão beneficiar os Projetos de Assentamento Sudam e Filadélfia, localizados no perímetro do município de Pau D'Arco.

Foram assinadas Ordens de Serviços para pavimentação asfáltica, recuperação e terraplanagem das estradas vicinais e construção de galerias para drenagem das águas fluviais. Foi assinado ainda um Termo de Celebração de Convênio com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) para instalação e operação do Sistema de Abastecimento de Água nos dois assentamentos.

O secretário de Ações Estratégicas, Lázaro Botelho, destacou os benefícios dessas medidas para a população. "Não só o tráfego vai ser melhorado, mas a chegada da pavimentação irá valorizar também os imóveis e trazer uma vida mais digna para a população local", destacou o secretário, agradecendo pelas emendas parlamentares que foram destinadas para as obras.

Juntos, os assentamentos Sudam e Filadélfia concentram cerca de 70 famílias, que utilizam as estradas diariamente. A professora e apicultora, Rosângela Oliveira, mora no assentamento há 20 anos e revelou que a expectativa é de que a pavimentação asfáltica melhore o escoamento das produções da região. "O assentamento sem uma boa estrada trava tudo. Nós, que trabalhamos com a produção de mel, por exemplo, precisamos escoar essa produção; e sem estrada boa, nós não conseguimos. Atualmente, vendemos só em Araguaína, mas a nossa ideia é vender em outros municípios também", ressaltou.

O prefeito de Pau D'Arco, João da Serraria, destacou que o momento é de felicidade e que as obras começarão de imediato. "Quero agradecer ao governador e aos deputados que empenharam esses recursos e dizer que a construtora já foi licitada. Agora, é só iniciar as obras, deixar os projetos Sudam e Filadélfia pretinhos para que os nossos moradores possam chegar em casa com os pés limpos, sem poeira", afirmou. 

Na oportunidade, o secretário Lázaro Botelho participou da reativação do Posto de Saúde Francisca Elda da Silva, localizado no Assentamento Sudam.

A coordenadora da unidade de saúde e moradora do assentamento, Rosa Maria da Silva, destacou que os atendimentos médicos na unidade com um médico clínico geral são realizados uma vez por semana e que, com a reativação do posto, a expectativa é de que outros atendimentos sejam realizados. "O município já nos comunicou que vai trazer, uma vez ao mês, a máquina de ultrassom e nós estamos lutando também para trazer uma cadeira odontológica para poder também atender os moradores da região", finalizou.