Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Flávio Cavalera

Promover ações conjuntas destinadas ao desenvolvimento de atividades turísticas e cultural por meio de projetos, estudos, planos, pesquisas de extensão, inovação científica e tecnológica, difusão e transferência de tecnologia são algumas das propostas do termo de cooperação técnica assinada na manhã desta quarta-feira, 17, entre a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Assinado pelo presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, juntamente com o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o termo ainda prevê a promoção de capacitações, eventos e a formação de técnicos, docentes e estudantes, pesquisas e formalização de políticas públicas que contribuam para o avanço científico e de gestão das atividades ligadas a área do turismo e sua cadeia produtiva, além da cultura e áreas afins em todo o Estado. 

Para o reitor da UFT, a parceria é extremamente estratégica para o Estado do Tocantins. "São dois institutos que têm esse foco específico de desenvolver toda a cadeia turística do Tocantins e a cultura de maneira geral, aproveitando quadro técnico da universidade e as políticas públicas aplicadas pela Adetuc que irão somar a esses projetos, beneficiando a população e fortalecendo a economia do Estado”, destacou.  

Além do termo com ações destinadas ao turismo, os representantes das entidades, assinaram a cooperação técnica para, juntamente com a Prefeitura de Arraias, para mútua e colaboração recíproca para manutenção, conservação e gestão cultural e administrativa do Museu Histórico de Arraias, um dos patrimônios culturais da região turística das Serras Gerais. 

A assinatura foi acompanhada pelo superintendente do Desenvolvimento da Cultura, Relmivam Milhomem, pela superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos Maria Antônia Valadares e a docente do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental de Arraias, Valdirene Gomes dos Santos de Jesus.

Ao destacar a relevância da parceria, o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, frisou o fortalecimento das ações de incentivo ao turismo e a cultura através da parceria e da inclusão da UFT em atividades integradas e pensadas de forma estratégica. “É uma parceria que tem sido fomentada desde o início do ano e temos caminhado a resultados que já podem ser visíveis. Hoje, o Governo do Estado e a UFT assumem mais esse compromisso de colaborarem em outras ações que irão permitir o intercâmbio entre o mundo acadêmico e a aplicação das políticas públicas eficazes nas práticas”, ressaltou Jairo Mariano.