Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizará nesta quinta-feira, 18, a partir das 9 horas, a 2ª Edição da Campanha Estadual de Educação em Direitos Humanos, com o tema “Direitos Humanos e Combate ao Racismo”. Os interessados em receber certificado de participação ainda podem se inscrever por meio deste link. O evento será transmitido abertamente para toda a população pelo Canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), parceiro da Campanha.

Nesta segunda edição da Campanha, a mesa redonda mediada pela jornalista Maju Cotrim contará com a participação do professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Eduardo José Silva Lima; do ex-diretor de Combate ao Racismo da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e estudante de direito da Universidade Estadual do Goiás (UEG), Iã Alves, e do advogado e secretário-geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB/TO, Cristian Ribas.

O conselheiro do CEDDH e professor da Unitins, Eduardo Lima, explicou que o preconceito racial está enraizado na sociedade e precisa ser combatido. “O enfrentamento a essa desigualdade social é uma questão urgente que precisa ser debatida, visto que interfere diretamente na vida de pessoas negras e indígenas, impedindo ou dificultando o acesso a direitos constitucionais como saúde, moradia, educação, alimentação, lazer, segurança, trabalho. Dessa forma, a Campanha, em parceria com a Unitins, se torna um espaço propício a essa profunda discussão de enfrentamento à essa prática”, frisou.

Edições da Campanha

A Campanha está sendo realizada em sete edições abordando temáticas ligadas ao combate ao racismo; intolerância religiosa; direitos das mulheres; direitos ambientais; combate à LGBTQIA+FOBIA e preconceito geracional contra crianças, adolescentes e idosos.

Conselho

A entidade é um órgão de caráter permanente e deliberativo, vinculada à Seciju pela Lei vigente nº 1.946, de 4 de julho de 2008, com a finalidade de elaborar, coordenar e fiscalizar a política estadual de direitos humanos. É constituída por diversas entidades representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e de entidades não-governamentais ligadas aos Direitos Humanos, como a Seciju, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Ministério Público Estadual; Universidade Estadual do Tocantins, entre outros.