Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os prefeitos e secretários de agriculturas de dos municípios tocantinense comemoram as distribuições de sementes, sendo elas de feijão, arroz e milho, realizadas por meio do programa Mesa Farta. Desenvolvido pelo Governo do Tocantins, articulado e coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o programa vai beneficiar 8 mil famílias de agricultores familiares nos 139 municípios do estado.

Até a última segunda-feira, 16, mais de 67% das prefeituras haviam solicitados as aquisições das sementes. O Mesa Farta está distribuindo 1,5 mil quilos de sementes de arroz, 350 quilos de milho e 350 quilos de feijão, totalizando 2,2 mil quilos de sementes por município para plantio. O objetivo é apoiar os pequenos produtores rurais que foram impactados com a pandemia da Covid-19.

Termo de recebimento

Dos 139 municípios do Estado, 92 já assinaram o termo recebimento das sementes. De acordo com o Diretor de Agricultura familiar, Geilson Silveira, essa ação do Governo do Estado fortalece a agricultura familiar, na produção da segurança alimentar e geração de renda nos municípios. “Esta é uma ação louvável, pois é uma garantia da produção alimentar para milhares de agricultores, promovendo a geração de renda, a superação da pobreza e a melhoria das condições de vida no meio rural”, destacou.

Para o secretário Executivo da Seagro, Adenieux Santana, o projeto visa, sobretudo, apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional que se agravou com o advento da Covid-19. “Com isso o Governo do Estado busca estimular e fomentar a agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis, promovendo a geração de novas oportunidades no campo”, argumentou o Secretário.

Prefeitos

O prefeito de Fátima, José Antônio Andrade, é um dos que compartilhou a satisfação ao receber as sementes. “Estas sementes chegaram no momento certo, pois com certeza vai trazer mais produção alimentar para os agricultores da região. A nossa intenção é fazer uma roça comunitária de 8 a 10 alqueires, e assim, após a colheita faremos a distribuição dos produtos para os mais necessitados”, disse.

Já o secretário de Agricultura do município de São Miguel do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Anselmo Luiz Feitosa, disse que a ação, “garante mais alimentação na mesa dos produtores, uma vez que, esses produtos, sementes de qualidades, estão todos muito caro para o produtor comprar, e assim, poderemos plantar e aumentar nossa produção no campo”.

Dados

No último Censo Agropecuário, o Estado apresentou 63.308 estabelecimentos agrícolas, com área média de 239,7 hectares. Quanto aos estabelecimentos da agricultura familiar, somam-se 44.955 estabelecimentos (71%) distribuídos numa área de 2.886.229 hectare, o que perfaz em média 64 ha/estabelecimento. Nestes estabelecimentos têm-se, em média uma pessoa ocupada com laços de parentesco com o produtor e 80,2% residem no próprio estabelecimento. Atualmente o setor contribui com 40% do valor bruto agropecuário total do Estado, chegando a gerar cerca de 120 mil postos de trabalho.

Solicitação

As sementes podem ser retiradas na Secretaria de Estado da Agricultura, localizada em Palmas. Para evitar aglomerações, a Seagro orienta que os secretários de Agricultura façam o agendamento da retirada das sementes pelo email: agriculturafamiliar@seagro.to.com ou pelo telefone.