Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A grande disponibilidade de ar quente e úmido e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera estimulam a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil. As nuvens carregadas se espalham sobre o Sul, Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil e se associam a uma nova frente fria que avança sobre o centro-sul do país.

Nesta quinta-feira, a frente fria avança em direção a São Paulo, o que vai ajudar a levar as nuvens carregadas para a Região Sudeste.

Um ar mais seco ainda predomina sobre o Espírito Santo o leste/nordeste de Minas Gerais e sobre parte do interior do Nordeste, dificultando a formação de grandes nuvens.

O ar frio de origem polar avança sobre a Região Sul e sobre o Mato Grosso do Sul e a temperatura fica baixa.

Raro eclipse lunar parcial ocorre nessa sexta-feira, 19.

Previsão do tempo para esta quinta-feira, 18

O tempo fica muito instável nesta quinta-feira em quase todo o Brasil, com condições para chuva sobre a maioria das áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil e também em parte do Nordeste.

No Sul do Brasil, o sol predomina apenas no Rio Grande do Sul e faz frio. Já em Santa Catarina e no Paraná, a quinta-feira é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

Atenção para o tempo chuvoso, com risco de chuva forte no leste/nordeste de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, e o centro-leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.

Dia com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios a qualquer hora em São Paulo, em quase todo o Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, em Mato Grosso, Rondônia, no centro, leste e norte do Amazonas e no sul do Pará. Sol e chuva a partir da tarde no centro-sul do Rio de Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais. Dia com sol e sem chuva no Espírito Santo e no leste/nordeste de Minas Gerais.

Períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite nas demais áreas de Goiás, no Distrito Federal, Tocantins, no centro, leste, norte e oeste do Pará, no Amapá, em Roraima.

Sol e chuva rápida no sul da Bahia e em todo o litoral desde Salvador até Natal. Pancadas de chuva e sol no oeste da Bahia, no oeste do Piauí e no Maranhão. Quinta-feira com sol nas demais áreas do Nordeste.

Alertas meteorológicos para quinta-feira, 18

Alerta para temporais no centro, leste e norte de Santa Catarina, no Paraná (exceto no oeste), em São Paulo, no norte e leste de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e oeste de Goiás, em Mato Grosso, em Rondônia, no centro-sul, leste e oeste do Amazonas, no sudoeste do Pará.

Atenção para o mar agitado no litoral do Rio Grande do Sul

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no oeste de Santa Catarina e do Paraná, na região central de Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, em Roraima, no Amapá e centro-sul do Pará, no Tocantins (exceto no leste e norte do estado), no Distrito Federal, no norte e leste de Goiás, no sul do Rio de Janeiro, oeste e sul de Minas Gerais.