Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Mesmo com o início do período de chuvas, as obras na Avenida NS-03 seguem o cronograma e mais uma etapa foi iniciada nesta semana. Desta vez, os trabalhos se concentram na execução da fundação para estabilizar o terreno e servir de base para a instalação do bueiro celular triplo, solução de engenharia adequada para devolução de trafegabilidade e segurança da via.

Nessa etapa estão sendo colocadas pedras marroadas, conhecidas como pedras de mão, para não haver mais infiltração da água. Logo em seguida será feita uma laje armada de argamassa, para posteriormente serem depositados os duelos pré-moldados, argamassados, por dentro e por fora, para então fazer o reaterro da via e a pavimentação asfáltica.

Para que a fundação pudesse ser feita, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos já havia realizado a demolição da parede sul da antiga ponte e uma obra conhecida como ensacadeira, que é uma proteção mecânica para evitar que o curso d'água interfira na execução da obra.

A construção fica ao lado do Parque Sussuapara, na Avenida NS-03, entre as avenidas LO-06 e LO-08, e contemplará a execução da drenagem pluvial, bueiro celular pré-moldado, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçadas com acessibilidade. O investimento do Programa de Ampliação de Infraestrutura Urbana de Palmas (Proinfra) é de R$ 5.203.545,78.

A reabertura do trecho para o trânsito desafogará o fluxo de veículos atualmente deslocado para a Av. NS-01, garantindo mais uma alternativa de ligação do centro com quadras da região Norte de Palmas, como as Arnos 31 (303 Norte) e 32 (305 Norte).