Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara de Palmas aprovou nesta terça-feira, 23, Projeto de Lei do vereador Daniel Nascimento (Republicanos) que objetiva dar o acesso à educação inclusiva para criança com transtorno funcional especifico de aprendizagem nas escolas públicas e privadas de Palmas.

Os transtornos funcionais de aprendizagem como: dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia; transtorno de déficit de aprendizagem (TDAH), são representados por inabilidades específicas em relação à leitura, escrita ou cálculo, diferentemente de uma dificuldade de aprendizagem passageira, por exemplo. 

Na maioria dos casos, crianças com esses transtornos apresentam muita dificuldade na realização das atividades escolares e, por isso, o Projeto visa implantar medidas dentro das escolas, que oferecerão amparo através de um método de abordagem inclusivo, que capacitará os professores e os servidores das escolas a dar apoio de leitura, transcrição e horas extras, integrando os alunos com os demais de forma justa, segundo o parlamentar. 

“A infância é uma fase linda da vida, crianças que se desenvolvem através do ensino hoje, formarão os cidadãos do amanhã. Promover uma educação inclusiva é pensar naqueles que além das dificuldades possuem um grande potencial. Isso é educar de forma justa",  destacou Daniel Nascimento.