Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

O Tocantins contabiliza de janeiro até este momento 9.916 focos de queimadas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). Considerando o período chuvoso, de outubro a abril, e os casos dos últimos meses, já se analisa diminuição no número de focos no estado.

De 1° a 23 de novembro o Inpe registrou 85 novos focos de queimadas no Estado. Neste mês, até então, nenhuma cidade tocantinense faz parte da lista de municípios do País com mais focos. Municípios do Pará e Maranhão encontram-se no ranking.

Em agosto e setembro, considerados como os meses mais quentes no Tocantins, foram registrados pelo Inpe 2.757 focos (em agosto) e 1.971 (em setembro). Já em outubro, registrou-se 1.213 focos de queimadas. 

Ainda considerando os dados de novembro, os municípios tocantinenses que mais registraram focos nesses 23 dias foram Aragominas (com 7 focos), Palmeirante (com 5), Araguatins (com 4), Mateiros (com 4), Pedro Afonso (com 4) e Sandolândia (com 4). Outros 33 municípios do Estado registraram 3, 2 ou 1 foco de incêndios até hoje. 

Em outubro, Paranã ocupou a 28ª posição no ranking nacional, com 127 focos. 

Em 2020, de janeiro a dezembro, o Tocantins contabilizou 12.093 focos de queimadas. Em 2021, dentre todos os estados do Brasil, o Tocantins ocupa o 9° lugar em focos. Mato Grosso ocupa o 1° lugar, com 22.073 mil queimadas. 

Leia Também: Queimadas somam prejuízos de mais de R$ 1,1 bilhão nos últimos seis anos; Região Norte foi a mais afetada pelo fogo.