Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece em Paraíso do Tocantins, nesta terça-feira, 23, cirurgias da segunda etapa do Programa Tocantins – Catarata Zero. No município os pacientes, que também incluem cidades circunvizinhas, estão sendo operados na Clínica Yano. A previsão é que sejam feitos 92 procedimentos nesta terça-feira.

O recurso para a realização das cirurgias de catarata é uma emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu. O município de Paraíso entra com o apoio logístico e o encaminhamento de pacientes que, antes devem obrigatoriamente, passarem por consulta médica em suas respectivas unidades básicas de saúde.

O senhor Lourival Sabino chegou à Clínica com a cirurgia dos dois olhos agendada. Com a visão comprometida pela doença, está na expectativa de voltar a enxergar normalmente nos próximos meses. “Só tenho gratidão pela oportunidade porque uma cirurgia desta fica em mais de 6 mil reais, por olho, ou seja, se não fosse pelo Programa eu jamais poderia arcar com um custo tão alto”.

De acordo com Arllérico André, secretário de Saúde, “a meta é que sejam realizados 400 procedimentos até o 1º semestre de 2022”. O secretário pontuou ainda que “é muito satisfatória a realização deste projeto porque restaura a visão e proporciona qualidade de vida, uma vez que a catarata diminui a opacidade do olho”.