Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Palquinho Dourado é um projeto que está presente no Sesc Tocantins a 13 anos, e no dia 26 de novembro, das 18h às 21h, será realizado uma exposição de projetos elaborados por alunos da educação infantil e fundamental da escola Sesc Palmas, com a temática “Tocantins, esta terra é nossa!”. A mostra vai acontecer nos espaços da escola no Centro de Atividades (502 Norte), e a entrada será gratuita para os pais e responsáveis das crianças. Nesse dia também contará com a presença de Paulinho Braga, cantor destacado no Tocantins para a animação da galera. Lembrando ainda que este ano, devido à pandemia, não haverá espetáculo teatral.

Os projetos elaborados através do Palquinho Dourado têm como objetivo principal o processo das crianças e ênfase nas artes visuais, produzidas através de materiais que culminará em uma exposição nos espaços da escola. Na abertura da exposição, pais e crianças poderão observar todo o material produzido no percurso durante o projeto. A mostra também ficará disponível para visitação do público até o dia 10 de dezembro deste ano.

Palquinho Dourado

Projeto institucional que está presente em meio a comunidade escolar do Sesc Tocantins há 13 anos, segue vivenciando experiências que permitiram a ampliação do olhar sobre alguns aspectos dos processos de ensino. Através deste projeto o foco é fazer com que as crianças conheçam e explorem sua criatividade como a participação de aulas de campo, exploração de materiais, experiências com brincadeiras e vivências em relação a questões abordadas. Neste ano a temática é “Tocantins, esta terra é nossa!”, que tem como possibilidade fazer com que a comunidade escolar conheça parte deste grupo social, fazendo comparações entre os hábitos e valores próprios da nossa cultura. A pesquisa elaborada tem permitido que os alunos formulem questões, elaborem suas hipóteses, façam comparações, busquem informações, manifestem opiniões e construam argumentações sobre o tema estudado, ampliando referências a partir da investigação cientifica.

No início da criação dos projetos cada turma e grupo decidiram quais temas seriam seguidos:

Minigrupo - Cerrado

Grupo 1- Povos Indígenas

Grupo 2- Pontos Turísticos

Grupo 3- Comidas Típicas

1º ano – As riquezas do Tocantins: Parque Estadual do Jalapão

2º ano – Cidades Históricas – Arquitetura

3º ano – Palmas – Centro Geodésico do Brasil

4º ano – Os Registros pré-históricos do Tocantins

5º ano – As cidades que surgiram durante o ciclo do ouro no Tocantins