Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ocupação feminina qualificada de espaços na política. Este foi o tema do primeiro encontro realizado pelo partido Solidariedade, por meio de sua Fundação 1º de maio, para mulheres em Palmas, no Tocantins. O encontro, com mais de 90 participantes de mais de 25 municípios do estado, reuniu, nesta segunda, 29, mulheres com cargos eletivos, líderes políticas, filiadas e convidadas com o propósito de incentivá-las e fortalecê-las a candidaturas femininas e apoiá-las e serem mais presentes na política.

A secretária Nacional do Partido, Loreny Roberto, contou sobre sua experiência de participação e atuação nos espaços políticos e em sua fala, além de incentivar a participação feminina, destacou a importância de campanhas criativas e planejadas estrategicamente. “Mulher apoia mulher, e estamos ecoando esta mensagem no Brasil inteiro”, completou.

“A mulher tem conseguido cargos importantes em várias esferas e é preciso que isso continue e o Solidariedade é o partido mais organizado e mais aberto pra isso, para garantir e valorizar a participação feminina”, destacou o presidente estadual da sigla no estado, deputado Vilmar.

O encontro também abriu espaço para o compartilhamento de experiências e na oportunidade mulheres já engajadas na política falaram dos desafios de ocupar espaços de poder e da necessidade de abrir caminhos para outras mulheres. “Temos que parar com a competitividade!  Mulher tem que apoiar mulher!”, destacou Karina Café, que já foi candidata a prefeita em Lagoa da Confusão.

Já Elaine Rocha, que é suplente no cargo de vereadora na capital, destacou a importância da capacitação e o incentivo que recebeu do partido para concorrer a um cargo eletivo. “Nós podemos ser o que nós quisermos e o nosso partido nos dá espaço e nos capacita pra isso”, completou.

Salete Marinho, morada do distrito de Luzimangues, é recém-chegada ao Solidariedade e afirma ter escolhido o partido por sua organização e espaços democráticos. “Me filiei pela internet porque me identifiquei com o partido e já me inscrevi para participar dos encontros nacionais”, compartilhou Salete.

O primeiro encontro de mulheres solidárias do Tocantins ocorreu no Hotel Girassol Plaza, em Palmas, e contou com a presença de prefeita, vice-prefeitas, vereadoras, líderes, da esposa do deputado Vilmar Maria Antônia Ribeiro, e também  teve algumas presenças masculinas, dentre elas o deputado estadual Amélio Cayres, o deputado federal e presidente do PSC no Tocantins Osires Damaso, prefeito Manoel Silvino, vice-presidente do Detran Jasson Quirino, e alguns líderes municipais.